Mudanças no clima estão fazendo com que não o suficiente para mudar o cenário dos principais mananciais que abastecem a cidade de São Paulo. Em todos os noticiários, o que se vê são matérias que relatam a incidência de temporais que, na sua maioria, não atingem os reservatórios.
Com as temperaturas lá em cima, na casa dos 35ºC, o consumo diário tende a aumentar. Entretanto, não há água suficiente para atender a demanda e, mais uma vez, esta Gazeta alerta para a necessidade de economizar ainda mais. Só para se ter ideia do cenário, para que o Sistema Cantareira fechasse o mês de janeiro na média, seria necessário chover três vezes mais.
Na sexta-feira, dia 16, a Sistema Cantareira registrou 6,1% de sua capacidade enquanto que o Sistema Alto Tietê 10,8%.
ECONOMIA EM CASA
Para não deixar a água “escorrer pelo ralo”, a Sabesp dá algumas dicas. Banheiro – o banho deve ser rápido. A economia será ainda maior se, ao se ensaboar, fechar o registro. Ao escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira enquanto faz a higienização. Não deixe a torneira aberta ao lavar o rosto ou se barbear. Não acione a descarga à toa, mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.
Cozinha – limpe os restos de comida das louças com uma esponja e sabão e só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para o novo enxágue. Só ligue a máquina de lavar louças quando a mesma estiver cheia.
Área de serviço – caso use a lavadora de roupas, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Se usar o tanque, deixe as roupas de molho e reutilize a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue e aproveite esta última para lavar o quintal, a área de serviço ou a calçada.
Jardim e piscina – use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. A rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. A piscina deve permanecer coberta para evitar a evaporação da água.
Calçada e carro – adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o pátio da sua casa. Se houver uma sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça. Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem.

