• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
domingo, 15 de junho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Tatuapé & Região Economia

Chocolate mais ‘amargo’: com ovos mais caros, varejo espera queda de 1,4% na Páscoa

18/04/2025
emEconomia
Reading Time: 3 mins read
0
Chocolate mais ‘amargo’: com ovos mais caros, varejo espera queda de 1,4% na Páscoa
FacebookWhatsappTwitter

Mesmo com a tradição e o apelo emocional da data, o coelhinho da Páscoa vai ter que rebolar em 2025. O varejo deve movimentar R$ 3,36 bilhões neste feriado, uma queda de 1,4% em relação ao ano passado, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O motivo? O chocolate — protagonista absoluto da celebração — está mais caro do que nunca.

O economista César Bergo explica que são três os fatores que fizeram com que a matéria-prima do doce, o cacau, atingisse preços recordes no mercado internacional.

VejaTambém

Como fortalecer seu negócio?

Acordo entre sócios evita conflitos e protege empresas

EDUCAÇÃO FISCAL – Prefeitura lança site

Grupo Drummond realiza o Imposto de Renda Solidário 2025

PUBLICIDADE

“As questões climáticas na África atingiram diretamente os maiores produtores do mundo — 70% da produção de cacau vem dessa região, da África —  e caiu a produção. O segundo fator é o aumento da demanda, então houve uma demanda aquecida no mundo inteiro pelo chocolate e, aliado a essa queda de produção, fez com que o chocolate atingisse preço recorde no mundo inteiro. E o terceiro, no Brasil, é uma pequena queda de produção também nos estados produtores, Bahia e Pará”, explica o economista.

O resultado chega direto às gôndolas brasileiras em forma de ovos de Páscoa mais caros – e menores.

Preço salgado para mais itens da cesta de Páscoa 

Mas não foi só o chocolate que sentiu o impacto nos preços. Itens típicos da celebração cristã também ficaram mais salgados. O azeite, usado tanto em receitas quanto em pratos prontos, teve alta de 17,24% em 12 meses, segundo o IBGE. As secas históricas nos principais países produtores da Europa, como Espanha e Grécia, tiveram impacto importante na inflação do produto. 

Já o bacalhau, peixe nobre também importado de países frios, como a Noruega, subiu em média 9,6%, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), puxado pelo aumento nos custos de importação e pelo dólar instável.

Reduflação

Para manter a tradição e deixar o mercado aquecido no período da Semana Santa, pequenos empreendedores e a grande indústria apostam na reduflação — um  mecanismo da economia em que o tamanho ou a quantidade de um produto diminui, mas o preço permanece o mesmo — ou até aumenta. Trata-se de uma estratégia adotada por muitas empresas para lidar com o aumento dos custos de produção sem elevar diretamente o preço na prateleira.

O economista ainda explica outros artifícios usados para tentar manter os preços e as vendas. “O que a gente pôde observar é que a indústria de chocolate fez uma mudança de mix na produção: reduziu a quantidade de cacau, fizeram produtos diferenciados e também reduziram o tamanho dos ovos”, conta Bergo. 

Para o consumidor, a boa e velha estratégia de pesquisar e comparar preços continua valendo para qualquer produto da cesta de Páscoa. E se ainda assim pesar no bolso, é a criatividade que precisa falar mais alto, para não frustrar a criançada e nem a fatura do cartão de crédito. 
 

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4095 Compartilhamentos
    Compartilhar 3104 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    510 Compartilhamentos
    Compartilhar 204 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    283 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.