O prefeito Ricardo Nunes inaugurou, na última quarta-feira, dia 6, o Centro Educacional Unificado (CEU) Padre Ticão, em Ermelino Matarazzo. O novo equipamento público representa a concretização de um sonho coletivo e reúne, em um só espaço, ações voltadas à educação, cultura, esporte, lazer e sustentabilidade, beneficiando toda a comunidade local.
AMPLA PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES
Com infraestrutura moderna e integrada, o novo CEU tem capacidade para atender cerca de 7 mil pessoas por dia em uma ampla programação de atividades.
A inauguração marca a expansão da rede de CEUs na capital, que passa a contar com 61 unidades em funcionamento distribuídas por todas as regiões da cidade.
O equipamento faz parte de um modelo inédito de Parceria Público-Privada (PPP) firmado com a concessionária Integra, responsável pela construção, manutenção e conservação de cinco CEUs.
A estimativa é de uma economia de R$ 45,2 milhões ao longo dos 25 anos de vigência contratual, segundo estudo de viabilidade realizado durante a licitação em 2022.
LEGADO DE LUTA E CUIDADO COM OS MAIS POBRES
O CEU carrega o nome de uma figura emblemática do território: o padre Antônio Luiz Marchioni, conhecido como padre Ticão, pároco da Paróquia São Francisco de Assis desde 1982 e defensor incansável da justiça social. O espaço homenageia esse legado de resistência e compromisso com os mais vulneráveis.
Falecido em 1º de janeiro de 2021, aos 68 anos, foi responsável por mobilizações históricas em prol da saúde, da educação e da moradia, como a articulação para a construção do Hospital de Ermelino Matarazzo, de unidades básicas de saúde e da instalação da USP Leste.