“Atualmente o Cepam continua oferecendo aulas de direção defensiva. A grade curricular completa ainda está sendo elaborada.” Esta foi a resposta encaminhada à redação pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – sobre quando o espaço, voltado exclusivamente aos condutores de motos, estaria em plena atividade.
As aulas em andamento já estão com as suas turmas todas fechadas e, por enquanto, participam somente motociclistas direcionados por alguns sindicatos do setor.
O Cepam (Centro Educacional Paulistano de Motociclistas), criado em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), fica na esquina da Avenida Radial Leste com a Rua Apucarana.
Quando estiver totalmente aberto ao público, a ideia é que suas atividades capacitem cerca de 20 mil motociclistas por ano e, com isso, o número de acidentes seja reduzido.
O espaço, reformado no ano passado, conta com pistas para treinamento, salas de aula e auditório; vestiários, salas administrativas e garagem. Toda esta infraestrutura é para receber ações educativas, treinamentos teóricos, seminários e palestras de conscientização do motociclista.
Também estão programados cursos gratuitos para condutores recém-habilitados, atividades práticas e avaliação da pilotagem, além de palestras sobre a conscientização da necessidade de manutenção preventiva das motocicletas.