O que acontecerá com a Avenida Celso Garcia nos próximos anos? Será que os moradores e comerciantes do Tatuapé arriscariam uma resposta? Ou será que a grande maioria das pessoas tem como certo que a avenida, uma das principais da Zona Leste, está propensa a entrar em colapso? Nesta edição especial de aniversário, esta Gazeta retoma alguns dos assuntos que ganharam destaque ao longo destes últimos anos.
EXPRESSO LESTE
Segurança e fluidez no trânsito da Avenida Celso Garcia sempre estiveram no auge das discussões. Neste sentido, moradores e comerciantes apontam a necessidade de mais fiscalização quanto à velocidade dos ônibus, a instalação de câmeras de segurança e de corredores funcionais para o transporte coletivo.
Com data de 2009, o último projeto desenvolvido pela São Paulo Transporte (SPTrans) levou o nome de “Expresso Leste” e criaria um corredor desde a Avenida Marechal Tito passando pelas avenidas São Miguel e Amador Bueno da Veiga até chegar à Celso Garcia, levando os passageiros ao centro da cidade em menos tempo.
Ao passar por vias de grande movimento, como as ruas Antonio de Barros e Tuiuti, além da Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, passagens de nível seriam construídas. Apesar da ideia ser boa, a falta de uma discussão mais aprofundada sobre o tema fez alguns comerciantes, participantes das audiências públicas, criticarem o plano. Sem ânimo para dar suporte ao “Expresso”, a Prefeitura deixou de lado a sua construção.
LINHA DO METRÔ
Em outra publicação, durante a inauguração do Parque do Belém, em junho deste ano, o prefeito Gilberto Kassab informou que a recuperação da Avenida Celso Garcia ficaria sob a responsabilidade do Governo do Estado com a criação de uma linha do Metrô.
Procurada por este semanário, a assessoria da Companhia do Metropolitano esclareceu que, “apesar de não constar no PPA – Plano Plurianual (2011-2015) e nem na rede futura, é interesse da Prefeitura e do Governo do Estado desenvolver estudos para essa linha. Até o momento, a área de projeto do Metrô prepara um estudo nomeado de ‘Projeto Diretriz’, que antecede o projeto básico e aponta um traçado. A princípio, essa linha fará a ligação entre o bairro do Pari, no centro, até São Miguel Paulista”.
A São Paulo Transporte (SPTrans) também informou que, com relação ao corredor Celso Garcia, a Prefeitura solicitou à União, por meio de emenda da bancada parlamentar paulista, a liberação de recursos para a viabilização de uma linha de Metrô na região da Avenida Celso Garcia. Tão logo esses recursos sejam liberados, a Prefeitura irá repassá-los ao Metrô para a contratação de projetos necessários para a obra da Linha 23 – Preta, que atenderá o corredor da Celso Garcia.
OPERAÇÃO URBANA
Outro assunto polêmico é a Operação Urbana Celso Garcia. Em setembro de 2010 o engenheiro Roberto Massaru Watanabe alertou que nada estava definido e que a Operação Urbana Celso Garcia ainda não existia. Prevista no Plano Diretor Estratégico da cidade (lei nº 13.430 de 13/09/2002), a operação precisava ser elaborada na forma de Projeto de Lei e ser votada na Câmara Municipal. “Para isso é importante a união de todos: moradores, empresários e comerciantes para que os vereadores promovam a criação e aprovação rápida desta lei”, apontou à época Watanabe.
Outra matéria levantou que, dentre os acordos entre Estado e Prefeitura, em nenhum momento as assessorias de órgãos responsáveis por projetos ou por obras levaram em conta a existência da Operação Urbana Celso Garcia.
CARTAS DE LEITORES
Entre as inúmeras cartas enviadas a este semanário para a seção “O Povo Quer Saber”, selecionamos trechos de duas delas que acreditamos resumir bem a situação da Avenida Celso Garcia.
“…Tenho visto com tristeza a degradação crescente dessa importante artéria que liga o centro à Zona Leste. Conheci as grandes lojas que nela havia (A Sensação, Pirani, A Exposição; os cinemas Universo, Roxi, Brás Politeama, São Jorge etc.). Cheguei a ver (e utilizar) os bondes. Movimento intenso de pedestres. Hoje, o que se vê é sujeira, lixo jogado por toda a parte, móveis velhos. Inúmeros imóveis abandonados e outro tanto, invadidos e transformados em habitações sub-humanas. O asfalto, então, nem se fala: cheio de buracos, remendos, ondulações. Há muito tempo não é feito um recapeamento decente, apenas remendos que se desfazem com qualquer garoa por causa do material de qualidade inferior…” (Gilberto Villalva).
“…A Avenida Celso Garcia apresenta trânsito intenso, principalmente com relação aos coletivos. Estes não respeitam os semáforos e os motoristas trafegam em alta velocidade, ocasionando alguns acidentes. Não podemos nos esquecer também dos carros particulares e motos.
Motoqueiros – não motociclistas – dirigem em alta velocidade, ultrapassando a tudo e a todos. Não têm a mínima consideração pela vida. O problema maior está entre o trecho da Rua Antonio de Barros e o Terminal Aricanduva.
Este trecho parece uma pista de corrida – sem sinalização, ocorrendo acidentes a qualquer hora. Nós, moradores, temos medo de atravessar, mesmo na faixa de pedestres. Não há respeito. Como sugestão, poderia ser implantado algum radar, ou talvez lombadas, e mais, a presença de alguma autoridade de trânsito, pois seria uma forma de intimidar o motorista…” (Cristina Martinez).
Sérgio Murilo e Vanessa de Sousa
Av.Celso Garcia, uma vergonha para os moradores da zona leste,e maior ainda para nossos políticos que
prometem ,falam muiiito e depois esquecem as promessas de campanha.