Na semana passada, a leitora desta Gazeta, Arlete Canto Hidalgo, entrou em contato para comentar a matéria “Calçadas – Falta de acessibilidade contribui para quedas”. “O que mais me chamou a atenção foi a reforma do calçamento que está acontecendo na Avenida Celso Garcia. Moro em um conjunto de prédios próximo ao Viaduto Aricanduva e li que as obras seguem somente em direção ao centro, a partir da Rua São Jorge. E nós, não seremos beneficiados também com esta melhoria?”, perguntou.
A matéria trouxe ainda um estudo realizado no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que aponta que, 18% das vítimas de quedas atendidas na unidade caíram em calçadas. E Arlete, infelizmente, está dentro desta estatística. “Foi muito constrangedor. Cai porque tinha um buraco na calçada. A sorte é que não aconteceu nada de grave. Mas o susto foi grande”, relembrou.
TRECHO MOVIMENTADO
Arlete continuou dizendo que o trecho em questão, da Rua São Jorge até o Viaduto Aricanduva, da Avenida Celso Garcia, precisa ser revitalizado. “São vários conjuntos residenciais e a circulação de pessoas pelos calçamentos é grande.
São mães com carrinhos de bebês e pessoas com mobilidade reduzida, inclusive”, observou. “Ficaria contente se esta revitalização das calçadas que está sendo feita pela Prefeitura também acontecesse neste trecho”, concluiu.
Este semanário entrou em contato com a Subprefeitura Mooca, que informou o seguinte: “não há nenhum projeto para reforma da calçada da Avenida Celso Garcia entre a Rua Antônio de Barros até o Viaduto Aricanduva.”