Orientações de saúde para cA partir deste fim de semana, o Carnaval toma conta da cidade com blocos, desfiles e encontros que convidam a população a ocupar as ruas e celebrar. Para que a experiência seja de alegria do começo ao fim, a Secretaria Municipal da Saúde reforça orientações simples que ajudam os foliões a manter o bem-estar durante a maratona de festas.
A médica clínica Giullia Sarabando, da UPA Vila Santa Catarina, administrada pelo Einstein Hospital Israelita, explica que alguns cuidados básicos fazem diferença para quem pretende brincar no Carnaval, especialmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol e longos períodos de atividade física. “O mais importante é ouvir o próprio corpo; alternar bebida alcoólica com água frequentemente, se alimentar ao longo do dia e fazer pausas quando necessário ajudam a manter a disposição para aproveitar a folia”, orienta a profissional.
CONSUMO DE ÁLCOOL
O consumo de álcool, aliado ao calor e à movimentação intensa, pode favorecer a desidratação, responsável por sintomas como dor de cabeça, mal-estar, enjoo e sede intensa. Por isso, a recomendação é manter a hidratação antes, durante e depois dos blocos, e, caso haja consumo de bebidas alcoólicas, intercalando-as com água ou outras opções não alcoólicas. “A hidratação constante ajuda o organismo a se equilibrar e evita que pequenos desconfortos atrapalhem o Carnaval”, explica Giullia.
Outro ponto de atenção durante a folia é a combinação de bebida alcoólica com energéticos. Segundo a médica, essa mistura pode trazer riscos ao organismo. “O energético pode mascarar os efeitos do álcool e sobrecarregar o coração. A combinação pode favorecer quadros de taquicardia e arritmias cardíacas, mesmo em pessoas jovens e sem doenças prévias”, explica a médica.
Por isso, a orientação é simples: se optar por consumir bebidas alcoólicas, não associá-las a energéticos e ficar atento aos sinais do corpo, como palpitação, tontura ou mal-estar. Caso esses sintomas apareçam, a recomendação é buscar a equipe de saúde mais próxima.
Outra orientação importante é não passar o dia sem comer. Alimentos leves, como frutas, verduras, legumes e refeições equilibradas, ajudam a manter a energia e reduzem o mal-estar ao longo do dia. Fazer pausas entre um bloco e outro também contribui para recuperar o fôlego e seguir aproveitando.
SINAIS DO CORPO
A médica destaca que, embora a proposta seja curtir, alguns sinais indicam que é hora de buscar apoio. “Dor no peito, palpitação, desmaio, confusão ou mal-estar intenso são sinais de que o corpo precisa de atendimento de emergência”, afirma. Nessas situações, a orientação é procurar o posto de saúde mais próximo do local.
Ela também lembra que pessoas com doenças crônicas devem manter seus cuidados habituais durante o Carnaval, incluindo, os medicamentos. “Levar uma identificação com informações sobre doenças, medicamentos em uso e alergias pode ajudar muito em um eventual atendimento.”
Para lidar com o calor, a recomendação é usar roupas leves e claras, protetor solar com reaplicação, chapéu ou viseira e buscar sombra sempre que possível. “São cuidados simples que ajudam o folião a permanecer mais confortável ao longo do dia”, completa.
ORIENTAÇÕES
PRÁTICAS
Hidrate-se bem, alternando as bebidas alcoólicas, caso beba, com água ou bebidas não alcoólicas;
Alimente-se ao longo do dia, mesmo durante a folia, com comidas leves e saudáveis;
Faça pausas para descansar e se reidratar;
Use protetor solar e proteja-se do sol e do calor intenso;
Se o corpo der sinais de que algo não vai bem, procure apoio das equipes de saúde.
Com informações claras e cuidados acessíveis, o Carnaval pode ser vivido em sua plenitude, com energia, alegria e bem-estar do começo ao fim. A programação oficial dos blocos de rua, com datas, horários e trajetos, está disponível no site https://www.carnavalsp.com/, plataforma da Prefeitura de São Paulo que reúne informações atualizadas para o folião se organizar e aproveitar a festa pela cidade.

