Todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h; será oferecida a vacina contra influenza e feita a atualização vacinal de estudantes
Neste sábado, 10 de maio, será realizado na cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Dia D de intensificação de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação de crianças, adultos, gestantes e idosos. As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que já vacinam aos sábados, estarão abertas das 7h às 19h.
Durante a ação, a vacina contra a influenza estará disponível para os públicos prioritários, que são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. Outros grupos prioritários que podem receber a vacina estão disponíveis em: https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/vigilancia_em_saude/vacinacao/influenza2025.
As unidades também emitirão a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para crianças menores de 6 anos. Após a emissão, a DVA deve ser entregue nas escolas.
No sábado, as equipes das unidades também realizarão busca ativa vacinal para dengue, febre amarela e SCR (sarampo, caxumba e rubéola). Essa estratégia, que já é adotada rotineiramente pelas unidades, busca identificar pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto e atualizar a caderneta a partir do calendário de cada faixa etária.
“A vacinação é essencial para garantir a saúde de toda a população e esse Dia D é uma oportunidade para todos irem até nossas unidades, para conferir a carteirinha e colocar as vacinas em dia”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana de Souza Araújo.
Para acessar o serviço no sábado, o munícipe deve levar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/