Você sabia que a mais antiga igreja de São Paulo está localizada em São Miguel Paulista e fica ao lado da estação que leva o mesmo nome, na Linha 12-Safira da CPTM? Nesse sentido, o dia 29 de setembro, data dedicada a São Miguel Arcanjo, é uma boa oportunidade de passeio à capela e à catedral que homenagearam o santo.
MIGUEL GERALDI
Em contrapartida, a antiga igreja, que possui horários de visitação restritos, no dia 29 terá a apresentação do tenor Miguel Geraldi, às 16 horas. Além disso, o recital será aberto ao público, mas vale lembrar que a capela tem capacidade máxima para 100 pessoas.
PROCISSÃO
Além do espetáculo de música erudita, para celebrar a data também haverá missas na Catedral de São Miguel Paulista, a partir das 7 horas do mesmo dia. Do mesmo modo, encerrando as comemorações pelo dia de São Miguel Arcanjo, às 17 horas, acontecerá uma procissão, seguida da última celebração, às 18 horas.
PATRIMÔNIO
Em resumo, a capela de São Miguel Arcanjo, também conhecida como Capela dos Índios, foi construída em 1560 pelo padre José de Anchieta. Depois que o prédio se deteriorou, ela foi demolida e reconstruída em 1622. Aliás, foi um dos primeiros bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há 80 anos. Por certo, trata-se de uma das poucas igrejas do século 17 a manter suas características iniciais praticamente intactas. O último restauro aconteceu entre 2006 e 2010.
INAUGURADO EM 1962
Em contraste com a capela, a construção da Catedral de São Miguel Arcanjo teve início em 1950 e o santuário foi inaugurado em 1962. Ambos fazem parte da Diocese de São Miguel Paulista.
Local: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10.