O cadastramento dos usuários de transporte público para a implantação do Bilhete Único Mensal será iniciado no dia 15 de abril. O processo ocorrerá por meio de registro de dados pessoais e foto pela Internet. A previsão é de que a nova modalidade de tarifa no transporte municipal passe a funcionar em novembro deste ano.
O novo Bilhete Único Mensal possibilitará a utilização ilimitada do sistema de transporte municipal por 30 dias corridos, contados a partir da primeira viagem realizada após o carregamento do cartão. De acordo com o cronograma apresentado nesta manhã, os novos bilhetes passarão a ser confeccionados em junho de 2013.
As pessoas que estiverem cadastradas receberão o cartão pelo correio ou poderão retirá-lo nos postos da SPtrans a partir de outubro deste ano. Desta forma, poderão utilizar a nova modalidade de tarifa assim que houver o início de operação do Bilhete Único Mensal, em novembro. O cadastro pela Internet ficará aberto permanentemente.
REGRAS
Os cartões atualmente em uso continuarão a funcionar normalmente, dentro das mesmas regras e procedimentos em vigor: carregamento por viagens e até 4 utilizações no período de 3 horas, ao custo de uma tarifa. O novo cartão será personalizado e comportará simultaneamente diversas opções de tarifa, como o bilhete mensal, o vale-transporte e a meia passagem para estudantes. O usuário poderá optar pelo regime de tarifas que for mais vantajoso.
O novo sistema oferecerá serviços como consulta de saldos e extratos pela Internet. O carregamento poderá ser feito pela Internet ou por telefone, por convênios com instituições bancárias e com cartões de crédito. A tecnologia utilizada no novo cartão possui quatro vezes mais memória e inclui chave de segurança e criptografia. A partir de estudos realizados de janeiro de 2013 (tarifa de R$ 3), estimou-se que o novo bilhete custará R$ 140 por mês.
Comentários 1