A equipe do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Biblioteca Hans Christian Andersen(www.bibliotecas.sp.gov.br) – temática de contos de fadas avisa que estão abertas as inscrições para quem quiser participar do projeto. Formado pelos artistas-educadores Janete Rodrigues, Karina Zichelle, Karina Nakahara e Tales Jaloretto, o PIÁ desenvolve um trabalho público e gratuito com crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos.
Formado pelos artistas-educadores Janete Rodrigues, Karina Zichelle, Karina Nakahara e Tales Jaloretto, o PIÁ desenvolve um trabalho público e gratuito com crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos.
EXPERIMENTAÇÃO
O Programa, da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, proporciona a experimentação de diversas linguagens artísticas através da vivência entre as crianças e os artistas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos CEUs, bibliotecas, centros culturais, teatros e casas de cultura.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
A abordagem artístico – pedagógica, do PIÁ, relaciona processsos artísticos e cultura da infância por meio da convivência, considerando ludicidade, experimentação estética e realidades sociais e culturais. A proposta é fundamentada pelos princípios que norteiam as ações de artistas e coordenadores.
AS AULAS AJUDAM OS JOVENS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
O desenvolvimento do projeto visa valorizar as formas próprias da infância e adolescência em seus processos de criação e expressão. A intenção dos artistas é a de propiciar experiências e aprendizados estéticos de forma dialógica entre diversos saberes.
Além disso, eles investem na democratização do acesso de crianças e adolescentes a bens culturais e artísticos, contribuindo para a construção da cidadania cultural. Em complemento a essas ações, também promovem a sociabilidade e a integração da criança e do adolescente na família, comunidade, na escola e em outros espaços públicos.
BRINCADEIRA
Os artistas destacam a relevância da brincadeira e do jogo, nas maneiras de ser e estar no mundo. Para isso, exploram a experimentação por meio da valorização da descoberta de si e do mundo, promovida pela experiência estética e seus contexto de expressão, repertórios e vivências.
MAIS INFORMAÇÕES
Desta forma, a biblioteca acolhe os interessados em fazer parte desse conjunto de atividades que, segundo os coordenadores, resulta em um aprendizado mútuo. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3397-0167 ou no http://facebook.com/pia.p.iniciacaoartistica. A biblioteca fica na Avenida Celso Garcia, 4.142, Tatuapé.

