Moradores do Tatuapé estão preocupados com a condição do Viaduto Carlos Ferracci (antigo Azevedo). O alerta surgiu principalmente quando os viadutos da cidade começaram a receber a avaliação de risco e o Carlos Ferracci foi incluído na análise.
A partir da informação, os motoristas que utilizam a passagem para chegar à Avenida Celso Garcia, ou para seguir na direção da Praça Silvio Romero, passaram a prestar mais atenção no equipamento.
Carlos Dobbins, por exemplo, afirmou não entender porque a Prefeitura não levou equipes para analisar a estrutura e verificar se o viaduto está apto a receber tráfego de ônibus e caminhões. Segundo ele, a obra nunca passou por uma intervenção de engenharia após a sua construção. “Então não dá para saber quanto tempo ele poderá aguentar sem sofrer nenhum abalo”, avaliou.
A moradora Regiane Gardel relatou que a manutenção das pistas, das grades e muros laterais, além das calçadas poderiam ser mais constantes. “O asfalto está todo irregular e, em alguns pontos, existem fissuras que já demandam, no mínimo, um estudo para ver se está tudo bem”, previu.

Moradores esperam que a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras anuncie de forma clara quais serão os próximos passos relativos aos viadutos da cidade. Isso porque algumas situações geram preocupação a quem passa sob o viaduto. Marcos Menezes avisou ter visto uma árvore crescendo na lateral do equipamento e indagou: “Isso ocorre devido algum tipo de infiltração?”.
Assim, quem vive na região acaba alimentando a desconfiança sobre a condição estrutural do viaduto. Danielle Tormena, por exemplo, relatou ficar com medo quando enxerga um vão entre as placas de asfalto.

Tanto ela, como todos os outros moradores, que deram seus depoimentos, querem acreditar na existência de um controle por parte dos engenheiros da Prefeitura. Além disso, eles também foram unânimes em afirmar ter a esperança de que haja um plano de revitalização para o viaduto.
O OUTRO LADO
De acordo com Renan Martins, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Subprefeitura Mooca, técnicos da Prefeitura estiveram no local e afirmaram que o viaduto está seguro e sem problemas estruturais. Portanto, conforme ele, os motoristas não precisam se preocupar. Quanto à manutenção, ele relatou estar direcionando equipes para o equipamento. Os moradores estão esperando.

