A Prefeitura de São Paulo passou a utilizar inteligência artificial para identificar, a partir do envio de uma imagem, qual serviço o munícipe está buscando no aplicativo SP156. Em fase inicial, a opção conta com seis serviços mapeados (veja a relação abaixo). A iniciativa faz parte do compromisso da Prefeitura com a inovação tecnológica, no intuito de facilitar a vida dos paulistanos.
Agora, o cidadão consegue tirar uma foto na hora ou selecionar uma imagem da galeria e enviá-la ao sistema, que, por meio de reconhecimento de imagem, sugere automaticamente o serviço correspondente, de forma rápida e eficiente.
Neste primeiro momento, a funcionalidade tem seis serviços mapeados:
- Tapa-buraco
- Tapa-buraco em faixa exclusiva ou corredor de ônibus
- Reparos em pontes, viadutos e túneis
- Ônibus – manutenção do veículo em geral
- Ônibus – reparo de catraca eletrônica, validador ou terminal de recarga com falha
- Ônibus – solicitação de limpeza e higienização
A ideia é que, em breve, mais serviços possam ser identificados com o uso da ferramenta, de acordo com a viabilidade de reconhecimento por imagem feita pela IA.
MODERNIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO
A implementação de inteligência artificial nos canais do SP156 reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia com a modernização e a melhoria contínua dos atendimentos.
Com mais de 700 serviços, o SP156 é hoje a maior central de atendimento da América Latina, com mais de 10 milhões de acessos e 2 milhões de solicitações resolvidas por ano. De remoção de entulho a registro geral de animais, os serviços da Prefeitura de São Paulo podem ser acessados pelos canais do SP156: aplicativo, telefone, site e WhatsApp.