As afinidades, empatias, semelhanças e contrastesentre obras de arte – seja pelo tema, técnicas, materiais, cores ou formatos – poderão ser conferida na exposição “Analogias”. A mostra – com entrada gratuita – reunirá 52 obras do acervo, de pinturas a desenhos, esculturas e objetos.
Entre as obras de arte estão a escultura em bronze de Alfredo Ceschiatti e a pintura de Agi Straus. Ambas as peças retratam as ‘Três Graças’, clássico tema da arte renascentista que simboliza a harmonia, a fidelidade e a lúxuria. “Neste caso, são gêneros e técnicas diferentes interpretando um mesmo tema”, observa José Luiz Hernandez Alfonso, que é curador da exposição ao lado de Laura Suzana Rodríguez.
Os desenhos de Emiliano Di Cavalcanti e de Lasar Segall que retratam em estilos diferentes a atriz argentina Berta Singerman – musa dos modernistas brasileiros – também poderá ser visto na mostra. Outros exemplos são a escultura em acrílico leitoso de Mario Cravo Neto, a pintura intimista de Sandra Cinto e a escultura em metal de Nicolas Vlavianos, que representam a nuvem em estilos distintos.
Obras dos artistas José Pancetti, Arcangelo Ianelli, Maria Tereza Louro, Marina Ayra, Guignard, entre outros, também poderão ser conferidas na mostra que tem como objetivo principal levar o espectador a observar e analisar a produção artística a partir da analogia entre as obras.
SERVIÇO
“Analogias”. De 20 de agosto a 13 de outubro no MAB-FAAP (Rua Alagoas, 903, Prédio 1 – Higienópolis). Horários: de terça a sexta-feira, das 10 às 20 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas. Entrada franca. Agendamento de visitas educativas para escolas e grupos no telefone 3662-7200.