.
A Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo festejou seus 30 anos de existência na semana anterior. Localizada no Largo Nossa Senhora do Bom Parto, 163, a sede teve como primeiro diretor superintendente o advogado Antonio Giaquinto. Como um dos mais destacados representantes da entidade na região, ele comandou a sede entre 1991 e 1993 e de 1993 a 1995.Giaquinto foi um dos fundadores do Rotary Club Tatuapé e seu presidente no período de 1979 a 1980. Atualmente, a distrital está sob a coordenação do empresário Edson Grandesso.
VÁRIOS BAIRROS
Apesar de estar no Tatuapé, a instituição administra um perímetro que abrange outros bairros, como Vila Formosa, Carrão, Anália Franco, Vila Gomes Cardim, Chácara do Piqueri, Parque São Jorge, Vila Zilda, Vila Nova Manchester, Vila Antonieta, Vila Nova York, Vila Cruzeiro, Vila Guarani, Vila Alzira, Cidade IV Centenário, Jardim Egle, Sapopemba, Jardim Grimaldi, Cidade São Mateus, Aricanduva, Iguatemi, São Mateus e Barreira Grande.
A distrital defende o desenvolvimento e a manutenção do espírito empreendedor. Para a entidade, trabalhando em conjunto se alcança muito mais. Além disso, somando forças é possível reverter crises, organizar ações e explorar melhor as oportunidades. Dessa forma, o órgão existe para integrar e unir e, assim, representar e crescer. A organização lembra que sua força resulta da vontade de cada um dos associados, independente de porte ou setor. A ACSP – Tatuapé acredita, ainda, que suas conquistas provêm do compromisso dos colaboradores e voluntários em mais de 400 associações que cobrem o Estado. Segundo Grandesso, com muita ética e transparência, a distrital constrói, ajuda a crescer, representa, informa e forma os associados. “Por fim, fazemos acontecer”, completou. A associação comercial tem uma longa história de realizações. Ela é parte da história de São Paulo e, como tal, serve de voz para defender o empreendedorismo. Com empresários organizados, procura ser fonte de inspiração e luta por uma distribuição justa de encargos para que a cidade se torne cada vez mais forte e uma referência para o mundo.
HOMENAGEM AO ESCRITOR
O atual diretor superintendente, Edson Grandesso, homenageou o escritor e historiador Pedro Abarca dando a ele a denominação de uma das salas da distrital. Tomado de emoção, Abarca agradeceu a todos pela dedicatória e disse que, a partir de agora, também procurará fazer jus à lembrança. Em seu discurso, o historiador destacou sua pesquisa para encontrar a informação correta sobre a data de comemoração do aniversário do Tatuapé. Ao mesmo tempo, fez questão de agradecer a todos os ex-superintendentes que lhe acompanharam em outras atividades.
FILHO DE IMIGRANTES
Pedro Abarca é filho dos imigrantes espanhóis, Pedro Abarca Olgado e Justa Hernandez Abarca. São seus irmãos: Leonardo Abarca, falecido em 18 de dezembro de 2009 e José Abarca, falecido em 2012. O escritor nasceu no bairro do Brás em 1931, mudando-se com a família para o bairro do Tatuapé em 1939. Em seu novo bairro, estudou até o terceiro ano primário no Grupo Escolar Visconde de Congonhas do Campo, diplomando-se, após, pelo Externato São Paulo – Brasil. A seguir, fez o curso secundário no Ginásio Fernão Dias. Na sequência, ingressou na Escola Técnica Getúlio Vargas e finalmente na Escola Técnica São Paulo, nas quais diplomou-se em Desenho Mecânico e Projeto de Máquinas.


