A Virada Cultural 2022 acontece amanhã, sábado, 28, e no domingo, dia 29, com o objetivo de fortalecer a periferia e os equipamentos públicos da capital. Este ano, a Prefeitura espalhou palcos nas regiões do Butantã, Freguesia do Ó, Parada Inglesa, Campo Limpo, M’Boi Mirim, São Miguel Paulista, Itaquera e Vale do Anhangabaú e seu entorno.
300 APRESENTAÇÕES
Serão mais de 300 apresentações artísticas, contemplando música, artes cênicas, dança e manifestações populares. Desta vez, espera-se um público circulante de 2 milhões de pessoas. Entre os destaques da programação, estão shows de Ludmilla, Luísa Sonza, Kevinho, Glória Groove, Karol Conká, Pitty, Vitão, Pocah, BK, Rael, Black Alien, Rincon Sapiência, Diogo Nogueira, Barões da Pisadinha, Djonga, entre outros.
EQUIPAMENTOS PÚBLICOS
Conforme a Secretaria de Cultura, o evento foi pensado para fortalecer a periferia e os equipamentos públicos. “Estamos oferecendo para a população uma programação de qualidade que, em outras ocasiões, não seria acessível para a grande maioria”.
PÚBLICO INFANTIL
Voltada a todos os públicos, inclusive o infantil com as Viradinhas, a festa se espalhará por 96 endereços oficiais da Prefeitura, contando com cinco palcos diferentes no Vale do Anhangabaú; e 40 equipamentos culturais municipais participantes – 8 teatros; 12 casas de cultura, 10 delas com ações internas e duas com palco externo; 11 centros culturais; e 11 bibliotecas.
PARCERIA SESC
A Virada conta com a parceria institucional do Sesc, com uma programação gratuita em 15 unidades, com mais de 90 atrações, ampliando ainda mais a celebração em todas as regiões da cidade. Todas as linguagens artísticas integram a programação.
BANDA MANTIQUEIRA
Entre os destaques da programação do Sesc estão a Banda Mantiqueira com a participação de Guinga e João Bosco, Alessandra Leão e Sapopemba, Mahmundi, Lenine, Sandra Sá, Zizi Possi e Marina Lima, na música. Espetáculos de dança, como o Gente de Lá com Wellington Gadelha do Ceará, além de sessões especiais no CineSesc que apresentam filmes em sala como Jesus Kid com direção de Aly Muritiba e outros serão disponibilizados on demand na Plataforma do Sesc Digital.
EXPOSIÇÕES
Nas artes visuais serão realizadas aulas abertas em diversas unidades, a exposição Cartas ao Mundo de Bia Lessa recebe o Cortejo, além das demais exposições que estão em cartaz nas unidades com destaques para a Raio que o Parta: ficções do moderno no Brasil e Amazônia de Sebastião Salgado. As crianças também poderão aproveitar a programação com apresentações da Orquestra Modesta e espetáculos de teatro, dança e circo. A literatura também marca presença com o Sarau do Binho.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A programação e os endereços podem ser conferidos no link: https://bit.ly/3LD3zHd.