Há pelo menos dois anos está em análise, na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o projeto que sugere a mudança de mão de direção da Rua Cesário Galeno. Nesse sentido, o plano atuaria no trecho entre a Rua Melo Peixoto e a Rua Honório Maia, no Tatuapé.
NOVO TRAJETO
Conforme o documento, os motoristas que trafegarem pela Rua Melo Peixoto vão poder virar na Cesário Galeno, no sentido da Rua Honório Maia. Assim também, vão seguir para o Viaduto Antonio Abdo ou para a Rua Antonio de Barros, no sentido da Avenida Celso Garcia.
RETIRAR VAGAS
Aliás, a proposta também solicita a retirada da maioria das vagas de estacionamento em 45 graus. Do mesmo modo, pede a proibição de estacionamento de um dos lados da via. Desse modo, moradores e comerciantes da região querem impedir a aglomeração de jovens que promovem os temidos “pancadões” no local. Ademais, por abrigar uma universidade, o endereço recebe centenas de jovens e adultos. Com efeito, todos frequentam bares do local e também ocupam calçadas e até parte da rua.
BEBIDAS E SOM
Todavia, moradores e até mesmo alguns comerciantes do entorno reclamam. Conforme eles, a partir da quinta-feira, por volta das 20 horas, inicia-se uma aglomeração. Ao propósito, reúnem-se carros com som ligado no último volume e levam caixas de isopor cheias de bebidas alcoólicas. Igualmente, os pedidos de fiscalização e de aumento no número de rondas da Polícia Militar são registrados todas as semanas. Contudo, o problema ainda não foi resolvido.
FIM DO ACORDO
Anteriormente, a 2ª Cia. do 51º Batalhão da PM chegou a obter um acordo com os empresários da rua. Por fim, o plano durou algumas semanas após alguns donos de bares afirmarem que estavam sendo prejudicados por quem não cumpria a decisão. Assim, os pedestres voltaram a ficar sem calçadas e a passagem de veículos também foi dificultada.