No final de julho, a reportagem desta Gazeta constatou duas situações completamente opostas no Tatuapé com relação a paradas de ônibus. A primeira delas nos dois sentidos da Rua Azevedo Soares, na altura do número 2.538, com a ausência de cobertura e com pontos fora dos padrões de altura; e a segunda na altura do número 1.200 da Rua Serra de Bragança.
Neste endereço são muitas as irregularidades. A começar pelas lâmpadas fluorescentes. Com a lona de propaganda rasgada, pelo menos seis lâmpadas ficaram à mostra. Outro problema é que não se sabe se ainda há corrente elétrica ativa no local. Além disso, o vão entre o fundo do painel e a lona rasgada serve atualmente de lixeira. Para completar, a cobertura também precisa de reparos e há necessidade de instalação de mais bancos.
Situação semelhante foi constatada pela reportagem deste semanário na Avenida Conselheiro Carrão, próximo à Rua Serra de Botucatu. O abrigo também precisa de reparos e o fundo do painel também foi arrancado.
NOVOS ABRIGOS
Na primeira semana de outubro, representantes da Prefeitura vistoriaram os protótipos dos novos modelos de abrigos apresentados pelas empresas que disputam a licitação do programa para instalação e manutenção do novo Mobiliário Urbano da Cidade, que deve estar concluída no final deste mês de outubro.
Ao todo a cidade irá ganhar dez mil totens indicativos de paradas e 6,5 mil novos abrigos. Os protótipos chamam atenção pela inovação, design futurista, piso tátil, informações em braile e até painel touchscreen em formato gigante.
Com custo previsto de R$ 700 milhões, o projeto faz parte da segunda etapa do programa Cidade Limpa. Em troca da instalação e manutenção, as empresas poderão explorar a publicidade nas paradas, em conformidade com os padrões previstos na lei.
A previsão inicial é que os novos abrigos, que devem atender as necessidades de cada região da cidade, comecem a ser instalados no início de janeiro do ano que vem. Fica a pergunta: Quantos endereços na Zona Leste receberão os novos abrigos e qual modelo virá para a região?