O motorista de táxi Eduardo Martins entrou em contato com a redação desta Gazeta para denunciar as luzes acesas durante o dia no Jardim Anália Franco. Martins demonstrou-se muito indignado com tal situação, e declara não ser a primeira vez que isso acontece no bairro.

O trecho, citado pelo leitor, que compreende as ruas Antonio Daminelo, Nagib Izar, Nello Bini, Americana e Padre Landell de Moura, fica na área sob responsabilidade da Subprefeitura Aricanduva/ Formosa/Carrão. O taxista lamenta o fato de muitas ruas do Tatuapé e região sofrerem com a falta de iluminação, enquanto que em outras as luzes ficam acesas ininterruptamente. “Só gostaria de saber quem banca este prejuízo; com certeza somos nós”, desabafa Eduardo.

RUAS SEM ILUMINAÇÃO
Contrapondo a situação relatada pelo leitor, algumas ruas do Tatuapé se mantêm com sua iluminação prejudicada e a segurança comprometida: é o caso da Praça José Luíz que, devido à iluminação precária e a falta correta de poda das árvores, caminhar por lá muitas vezes é uma aventura.
Nossa equipe de reportagem também constatou a falta de iluminação pública no primeiro quarteirão da Rua José Tabacow, onde a luz interna de um prédio naquele local preserva a possibilidade de circulação na rua. A Praça José Luíz e a Rua José Tabacow ficam na área sob responsabilidade da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão.
PONTE ESTAIADA
Outra situação que está sendo motivo de várias reclamações é a iluminação colorida do viaduto estaiado Padre Adelino, ou melhor, sua falta. “Também gostaria de saber porque desligaram as luzes coloridas da Ponte Estaiada. Quando fazem alguma coisa boa alguém vai lá e desfaz”, conclui o taxista Eduardo Martins.
Na edição 1.915, de 8 a 14 de julho, a leitora Maria Tereza teve sua reclamação registrada neste semanário, na seção Povo Quer Saber, quando questionou o mesmo problema. Sua carta não obteve resposta das autoridades competentes. A Ponte Estaiada fica na área sob responsabilidade da Subprefeitura Mooca.
Quando em janeiro deste ano a ponte recebeu luzes coloridas, os moradores do Tatuapé ficaram contentes e acreditaram que o viaduto iluminado poderia se tornar o portal de entrada do bairro. Afinal de contas, segundo a assessoria da Prefeitura, foram instalados 32 projetores de LED de 146 e 290 watts, além de um cordão com 16 peças de 50 LEDs, acompanhando a estrutura do viaduto. Maria Tereza lamenta a atual situação do viaduto e se entristece. “Era como se a magia do Natal estivesse de volta. Mas agora a ponte está apagada e no lugar da alegria ficou só a decepção.”
A QUEM PROCURAR
Em casos de pane na iluminação pública – luzes acesas durante o dia, luzes apagadas à noite, ou qualquer outra situação, o Ilume – Departamento de Iluminação Pública mantém o 0800-7790156 ou o 3396-7900 para registro de ocorrências.
Antonia Csn. Romano