O vereador Ricardo Teixeira foi reeleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo e conduzirá a mesa diretora da casa pelo segundo ano consecutivo. O pleito aconteceu na última segunda-feira, dia 15, e Teixeira teve 49 votos de 55 vereadores. Foram cinco abstenções e nenhum voto contrário. Ele foi candidato único do legislativo paulistano.
Além de Teixeira, a mesa diretora do ano de 2026 terá, ainda, os vereadores João Jorge, 1º vice-presidente; Isac Felix, 2º vice-presidente; Senival Moura, 1° secretário; Gabriel Abreu, 2° secretário; Major Palumbo, 1° suplente; Edir Sales, 2° suplente; e Sargento Nantes, corregedor-geral do Legislativo paulistano.
Após a votação, o presidente reeleito lembrou sua trajetória política e agradeceu o apoio dos demais vereadores. “Aos vereadores que me apoiaram, nesse próximo mandato, espero nunca decepcioná-los. O diálogo sempre vence”.
AVANÇOS
Teixeira ainda lembrou os avanços da Câmara em 2025, como o projeto Câmara na Rua, que levou o Legislativo paulistano para as quatro regiões da capital, em oito finais de semana, e contabilizou mais de 10 mil participantes e 1,2 mil demandas apresentadas. Citou também o Câmara Aberta que, aos finais de semana, abriu as portas do Palácio Anchieta para a população.
Outras iniciativas apresentadas pelo presidente reeleito foram a inauguração da Galeria Lilás, espaço permanente de valorização das mulheres na política paulista; a Sala Azul, local de descompressão para atender pessoas neurodivergentes de qualquer gênero, idade ou classe social, em momentos de sobrecarga emocional ou comportamental; a criação da Procuradoria Especial da Mulher e Procuradoria da Criança e do Adolescente; e a instalação de um parquinho infantil no térreo da sede da Câmara.
PERFIL
Ricardo Teixeira, formado em Engenharia pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), está no sexto mandato na Câmara Municipal de São Paulo. Ao longo dos mais de vinte anos como parlamentar, apresentou mais de 500 Projetos de Lei.
Também foi secretário municipal, com passagens pelas pastas de Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente e de Mobilidade e Trânsito, onde implantou a Faixa Azul – corredor exclusivo para motos.

