O tenente-coronel Paulo Ricardo da Silva Camargo é o novo comandante do 8º BPM/M, responsável por todo o policiamento dos bairros do Tatuapé, Parque São Jorge, Jardim Anália Franco, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Matilde, Penha e Belém, através de seis companhias distritais e uma companhia da Força Tática.
Ele ocupou o cargo de subcomandante do batalhão, por um ano e meio, até assumir o posto deixado pela tenente-coronel Adriana Kimie, que foi transferida para o Departamento Correcional de Polícia Judiciária Militar do Comando de Policiamento da Capital. O 8º Batalhão possui um efetivo de 720 policiais, compreende uma área de 47 quilômetros quadrados e uma população de 480 mil habitantes.
FORMAÇÃO
Paulo Ricardo é formado pela Academia do Barro Branco e possui graduação em Direito pela Uniban. Ele está há 28 anos na corporação e possui vários cursos de qualificação, entre eles: Inteligência Policial, Instrutor de Tiro, Direção Defensiva e Logística e Finanças. Possui várias condecorações, entre elas: Valor Militar (grau prata), Láurea do Mérito Policial em 1º Grau, medalha Valor Logístico e do 8º BPM/M.
ZONA LESTE
É um profundo conhecedor da Zona Leste da cidade, já que, além do 8º BPM/M, ele já trabalhou durante vários anos no 21º BPM/M (Mooca, Vila Prudente, Vila Zelina e Parque São Lucas), no 29º BPM/M (São Miguel, Itaim Paulista, Jardim Helena e Vila Curuçá) e no 39º BPM/M (Itaquera, Artur Alvim e Guaianases). Também trabalhou no centro de comando do Estado de São Paulo e na área de logística no centro administrativo da Polícia Militar.
TATUAPÉ
O tenente-coronel entende que o Tatuapé tem características muito diferentes de outros bairros e é um polo catalizador de pessoas. São duas estações de Metrô, três shoppings centers, seis universidades, três hospitais de grande porte, além de um infindável número de restaurantes e bares, que atraem uma população flutuante muito grande e, por ser um bairro considerado de classe média, também atrai a criminalidade.
Ele destacou que os índices de furtos e roubos de veículos vêm caindo e que, para combater os roubos de aparelhos celulares no Tatuapé, a frota de motos que faz o patrulhamento aumentou na região.


