A cidade de São Paulo alcançou cobertura total da coleta seletiva domiciliar, com atendimento porta a porta nos 96 distritos.
A coleta de resíduos, feita pelas concessionárias Loga e Ecourbis, recolhe diariamente cerca de 324 toneladas de materiais recicláveis.
Todo o material separado é encaminhado às 29 cooperativas habilitadas pela Prefeitura, nas quais trabalham 1.566 cooperados.
A população pode verificar os dias e horários da coleta seletiva em sua rua pelo site da SP Regula, garantindo mais eficiência e participação ativa nesse ciclo de sustentabilidade urbana.
250 TONELADAS POR DIA
Os materiais que “sobram” dessa operação nas cooperativas é destinado para duas Centrais Mecanizadas de Triagem – (CMTs) – Carolina Maria de Jesus e Ponte Pequena –, que juntas têm capacidade de receber até 250 toneladas por dia.
Nessas unidades, os materiais passam pelos processos de triagem, prensagem e pesagem antes de retornarem às cooperativas para serem comercializadas, gerando renda para centenas de famílias de cooperados.
AÇÕES EDUCATIVAS
Além da coleta domiciliar, o município também conta com mais de 21 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e diversas ações educativas que ampliam a consciência ambiental da população.
Somente o projeto Porta a Porta já orientou mais de 41 mil moradores sobre a separação correta dos resíduos. Já o programa Ver de Perto impactou mais de 100 mil pessoas desde 2008, e o Ecomóvel, veículo elétrico interativo, que percorre escolas e comunidades com atividades educativas, alcançando até agora 2.600 participantes.
Ainda no ambiente escolar, o Ecoescola e o EcoKids já atenderam mais de 3 mil crianças, ampliando o alcance da educação ambiental desde a infância.