Alinhada aos compromissos da Agenda COP 30, a Prefeitura de São Paulo vem reforçando a ampliação das áreas verdes como estratégia para enfrentar os desafios climáticos e melhorar a qualidade de vida da população. Dentro dessa meta, cada subprefeitura recebeu a missão de plantar mil árvores até o fim do ano. Na região administrativa da Subprefeitura Mooca, o trabalho vem avançando significativamente: até o momento, já foram plantadas 852 mudas em diferentes pontos do território.
Só em setembro, mês de aniversário do Tatuapé, teve início o plantio de 357 árvores no distrito, em alusão à data.
BOSQUE DE
CONSERVAÇÃO
Além das ações diretas desenvolvidas pela subprefeitura, iniciativas da Secretaria Municipal das Subprefeituras, como o Bosque de Conservação, também contribuem para ampliar as áreas verdes da região. O Bosque Trinca-ferro, quando concluído, contará com cerca de 1.400 exemplares arbóreos. A região ganhará ainda mais dois bosques: o Bosque Sabiá-Poca, localizado próximo ao clube do Corinthians; e o Bosque Anú, na Ponte Presidente Jânio Quadros.
CADES
A participação da comunidade é parte essencial dessa iniciativa. Os moradores podem sugerir locais para novos plantios pelo formulário disponível no site da Prefeitura, por meio do formulário de Plantio de Incremento. Assim, a população contribui diretamente para uma cidade mais verde, sustentável e preparada para os desafios climáticos dos próximos anos.
COP 30
O subprefeito da Mooca, coronel Marcus Vinicius Valério, destaca a importância de conectar a agenda local às metas globais de sustentabilidade. “Cada árvore que plantamos representa um passo concreto para tornar nossa cidade mais preparada para os desafios do clima e mais acolhedora e verde para quem vive aqui”, afirmou.
Com os novos plantios, as regiões da subprefeitura avançam em direção a uma cidade mais sustentável, resiliente e participativa. A arborização urbana não apenas melhora o conforto térmico e a qualidade do ar, como também simboliza um investimento coletivo em saúde, bem-estar e no futuro das próximas gerações.