O sistema de monitoramento inteligente Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, auxiliou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) a localizar e prender mais um condenado que estava foragido da Justiça. Thiago Santos Viturino, sentenciado a 12 anos de prisão em regime fechado por estupro de vulnerável, foi detido na última segunda-feira, 1º de setembro, no Centro de Referência de Dor Crônica de São Miguel Paulista.
Esta foi a segunda prisão, em menos de uma semana, de um condenado por estupro de vulnerável identificado pelas câmeras do Smart Sampa em unidades de saúde da capital. No último dia 26, Claudinei Falconi, de 70 anos, que estava foragido desde 2019, foi capturado no Hospital Dia Vila Guilherme.
LESÃO GRAVE OU MORTE
Na ação, o criminoso foi reconhecido assim que entrou na unidade. O sistema emitiu alerta imediato à GCM, que enviou uma equipe ao local.
As imagens mostram os agentes chegando poucos minutos depois e conduzindo o homem detido, sem impacto no atendimento aos pacientes. Ele foi levado ao 63º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça.
A condenação de Viturino foi expedida pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro Regional de São Miguel Paulista.
O crime está previsto no artigo 217-A do Código Penal, que tipifica o estupro de vulnerável como conjunção carnal ou ato libidinoso contra menores de 14 anos, com penas que variam de 8 a 15 anos de prisão, podendo ser ampliadas em casos de lesão grave ou morte.
Desde sua implantação, o Smart Sampa já contribuiu para a captura de 1.753 foragidos – sendo 1.436 apenas em 2025 – além de 3.168 prisões em flagrante, incluindo casos envolvendo veículos.