• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
sábado, 12 de julho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Destaques

No aniversário de São Paulo, Ceret comemora 50 anos

24/01/2025
emDestaques, Tatuapé & Região
Reading Time: 4 mins read
0
No aniversário de São Paulo, Ceret comemora 50 anos
7
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Inaugurado no dia 25 de janeiro de 1975 pelo governador Laudo Natel, o Ceret – Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador na época de sua inauguração era vinculado à Secretaria de Relações do Trabalho e tinha o objetivo de reunir atividades sociais e esportivas dos trabalhadores. Inicialmente, funcionava como se fosse um clube fechado para os trabalhadores sindicalizados. Depois, qualquer pessoa podia usar o espaço, desde que pagasse uma taxa para entrar. Em 2008, a administração do parque foi transferida para a Prefeitura e, desde então, o local é gerido pela Seme – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

HISTÓRIA
O parque foi construído no local onde existia a Mata Paula Souza, que era uma reserva de Mata Atlântica e possuia árvores com diversas espécies, mas não era utilizado por completo, pois havia o risco dos animais selvagens que habitavam a mata atacarem. Porém, em alguns locais da mata o acesso era mais fácil e menos perigoso, permitindo que os visitantes pudessem colher frutas do pé e tomar banho em uma nascente de água cristalina.

Em 1970 que a história do Ceret começou a ser escrita por um nome muito conhecido no cenário do futebol brasileiro: Leônidas da Silva. O ‘Diamante Negro’, que fez história no Botafogo, Flamengo, São Paulo e Seleção Brasileira, é conhecido como o inventor do chute “bicicleta”.

Após o fim de sua carreita, Leônidas foi funcionário do Departamento do Lazer do Trabalhador na Secretaria do Trabalho do Estado de São Paulo e colocou como sua principal meta proporcionar maior lazer ao trabalhador. O ex-jogador tomou a frente de todo o processo usando a reputação que construiu e contou com a gestão de dois governadores. Em 1970, o então governador de São Paulo, Roberto de Abreu Sodré, por um decreto, desapropriou a área da Mata Paula Souza, e deu início a construção do Parque Estadual dos Trabalhadores (PET) no ano de 1973. Leônidas da Silva foi o primeiro diretor do Ceret.

VejaTambém

Associação Comercial Distrital Tatuapé realiza palestra e homenageia empresários na Semana do Comerciante

Consegs Tatuapé e Parque São Jorge visitam Central 156 da Prefeitura

PARQUE SAMPAIO MOREIRA: Leitor reclama de estado de abandono do Centro Esportivo do Tatuapé

Degradação do Viaduto Antonio Abdo chama a atenção de munícipe

PUBLICIDADE

ESTÁTUA DE DAVID
A estátua de David, réplica da obra de Michelangelo que fica em Florença, está na entrada do Ceret desde 1974. Nas décadas de 1940 e 1960, o monumento ficava dentro do estádio do Pacaembu, ao lado da Concha Acústica. Em 1969 foi instalado na Praça Charles Miller, em frente ao estádio, onde ficou até ser transferido para o Jardim Anália Franco.

AMPLA ESTRUTURA
Com uma área de 286 mil metros quadrados, atualmente o Ceret é uma referência na cidade de São Paulo para o lazer e prática esportiva. O local possui a maior piscina pública da América Latina (100×50 metros) e uma ampla estrutura, que conta com: três campos de futebol (um deles com arquibancada), quatro quadras de vôlei, duas quadras de basquete, quatro quadras poliesportivas, cinco quadras de tênis (duas de saibro), três quadras de futevolei, uma quadra de futebol de areia, uma quadra de pickleball, três quadras de beach tenis, um campo oficial de rugby, balneário com quatro piscinas, pista para caminhada e corrida, uma pista oficial de atletismo, três salas de ginástica, um playground e um ginásio poliesportivo. O parque oferece ainda salas de ginástica, canchas de bocha, sala de boxe, academias ao ar livre e espaço pet. Funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e nos finais de semana e feriados das 6h às 20h.

Carolina Anacleto, atual administradora do Ceret conta que o parque recebe diariamente de seis a oito mil frequentadores. Esse número chega a 10 mil nos fins de semana e até 15 mil em dias de eventos. Para manter a infraestrutura, ela conta com o auxílio de quase 180 pessoas, entre servidores e terceirizados. Só nas equipes de manutenção de poda rasteira e de árvores são utilizadas 40 pessoas. Outros 36 colaboradores fazem o serviço de vigilância (presencial e por monitoramento de câmeras).

REFORMA
Em outubro do ano passado, teve início uma grande obra de revitalização no parque aquático que vai custar cerca de R$ 36 milhões e deve ser entregue somente em abril de 2026. A revitalização do playground, antiga reivindicação dos frequentadores também está dentro do orçamento do plano aprovado. O projeto também contempla a cobertura e aquecimento da piscina semiolímpica, o que possibilitará a realização de aulas de natação, hidroginástica e outros esportes aquáticos no local.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4096 Compartilhamentos
    Compartilhar 3105 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    513 Compartilhamentos
    Compartilhar 205 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    284 Compartilhamentos
    Compartilhar 114 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.