No último dia 15 de dezembro, aconteceu, em toda a cidade de São Paulo, a eleição do Conselho Participativo Municipal. Os conselheiros têm a função de representar a sociedade civil, promovendo uma aproximação entre as demandas da população e as ações da Prefeitura de São Paulo.
Em 2025, os eleitos decidirão em quais projetos serão investidos 10 milhões de reais, que só podem ser movimentados com a concordância dos representantes. Na região da Subprefeitura Mooca, os conselheiros, nos anos de 2023 e 2024, escolheram revitalizar a Rua Oriente e implementar três espaços lúdicos: na Praça Camila Taliberti, na Dr. Praça Miguel Capalbo e em um local ainda em estudo.
Os distritos de Água Rasa, Belém, Pari e Tatuapé contarão com cinco representantes cada. A Mooca terá seis representantes, enquanto o Brás contará com quatro brasileiros e um representante imigrante.
Na gestão anterior, a Subprefeitura contava com 32 representantes, sendo dois deles imigrantes. Nesta eleição, devido à candidatura de apenas uma pessoa natural de outro país, foi possível eleger apenas um representante estrangeiro.
IMPORTÂNCIA
Os Conselhos Participativos têm um papel fundamental no direcionamento de recursos para realizações importantes nas comunidades e cada um recebe um valor da Prefeitura destinado a obras e projetos escolhidos por seus membros. Os conselhos têm autonomia na alocação desses recursos, promovendo um modelo de governança mais próximo da população.
Confira na tabela abaixo os representantes eleitos de cada distrito.



Concordo totalmente com o comentário acima. A falta de zeladoria no nosso bairro está visível. Basta circular pelas ruas e temos: sujeira, barracas de sem teto, mendigos espalhados por todo lado (e claro, a falta de segurança).
A sujeira no Tatuapé mostra q esses conselheiros são muito atuantes