• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
segunda-feira, 16 de junho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home História do Tatuapé Futebol no Tatuapé

Grêmio Desportivo Recreativo Sete de Setembro

12/03/2012
emFutebol no Tatuapé
Reading Time: 3 mins read
1
Grêmio Desportivo Recreativo Sete de Setembro
13
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Nos idos de 1931, era diretor do Esporte Clube Regente Feijó o senhor Sebastião Ferreira. A sede do clube, na época, situava-se em imóvel alugado na Avenida Regente Feijó com a Rua Água Rasa. Em determinada reunião, o senhor Sebastião informou aos seus colegas de diretoria que estava construindo um prédio na mesma avenida, esquina com a Rua Teófilo Dias. Este teria dois andares, sendo seu piso superior dotado de salão de festas e respectivo palco, secretaria, vestiários e banheiros.

Propôs a seus pares a mudança do clube para as novas instalações. Cobraria o mesmo valor de aluguel pago no prédio anterior, isentando por três meses o clube do pagamento. Alguns membros da diretoria que de início haviam concordado com a proposta recuaram posteriormente, não admitindo abandonar a primeira sede.

VejaTambém

Futebol no Tatuapé: times e jogadores que fizeram história

Paulista FC no coração da Mooca

1º de Maio Futebol Clube

Clube Atlético Azevedo Soares

PUBLICIDADE

Em face disso, 10 diretores demitiram-se, criando uma agremiação alternativa e ocupando as instalações da sede prometida. A data da primeira reunião, 7 de setembro de 1931, dava a eles a idéia para a designação do nome do clube: Grêmio Esportivo Dramático e Recreativo 7 de Setembro. Junto com o grupo dissidente vieram também os elementos que participavam do grupo cênico da outra entidade. Esse fato deu à agremiação recém-fundada a possibilidade de realizar magníficos finais de semana com a promoção de lindas peças teatrais e concorridos bailes.

O grupo de idealistas, responsável pela fundação do 7 de Setembro assim estava constituído: Antonio Lopes Raposo, Manoel Lopes Raposo, Sebastião Ferreira, Miguel Bersani, José Balbino Rodrigues da Silva, José Gattis, Izidro da Costa, João Reis de Almeida, Antonio Augusto e Arthur Lino Casemiro. Sendo sua primeira diretoria: presidente – Antonio Lopes Raposo; vice-presidente – José Antonio Suzano; secretário geral – José Balbino Rodrigues da Silva; 1º secretário – João Reis de Almeida; 2º secretário – Manoel Lopes Raposo; 1º tesoureiro – Miguel Bersani e 2º tesoureiro – Izidro da Costa.

A primeira partida de futebol da nova equipe só viria a ser realizada em 10 de abril de 1932. Bonde Futebol Clube seria o primeiro adversário e o empate de 1×1, o resultado. Pouco tempo depois o 7 de Setembro sagrava-se campeão do Torneio do Jornal “O Dia” e bi-campeão de futebol varzeano de 1941/42 da Liga Duque de Caxias. O torneio da mesma liga dos anos 1945/46 tornaria a dar ao 7 de Setembro um novo bi-campeonato.

Esses e outros eventos prenunciavam a gloriosa trajetória do tricolor da Água Rasa (preto, branco e vermelho são as cores de seu uniforme), evidenciada incontestavelmente pelas centenas de troféus constantes do seu rico acervo. As fotos contidas em suas dezenas de álbuns e ciosamente guardadas pelo senhor Oswaldo, seu administrador, dão uma pequena idéia da grandiosidade do passado desta agremiação, orgulho da Zona Leste.

Como ocorria com quase todos os clubes varzeanos da época, o 7 de Setembro também teve um modesto início. No entanto, a partir de 1952, administrado por grandes diretores, o clube começou a investir na compra de terrenos e na ininterrupta construção de suas instalações, resultando na sua imponente praça poliesportiva atual. Resultado: uma das mais imponentes praças esportivas de clubes amadores da Capital, compreendendo campo de futebol oficial com iluminação, arquibancadas, vestiários e lanchonete, dois ginásios de esportes, portaria, salão de festas, piscinas, academia de ginástica, sala de futebol de mesa, secretaria, sala de diretoria, quadra de bochas e três lanchonetes.

Nessas instalações os 2 mil associados podem praticar os seguintes esportes: vôlei, futebol de campo, basquete, futebol de salão, hidroginástica, ginástica e musculação. Diversas festas são realizadas: festas juninas, festa italiana e duas festas do chope e da pizza, além de chás beneficentes por diversas entidades. Todos os anos é realizada gradiosa festa por ocasião do aniversário do clube. A ela sempre comparece o senhor Laudo Natel, ex-governador de São Paulo.

São responsáveis pelo destino do clube atualmente o presidente Irineu Camanho e os diretores: Estevão Luiz Chipoche, Waldemar Brito, Nelson de Almeida, José Laroca, Claúdio Bertoletti, Dorival Martins, Rubens Pierri, Romeu Camanho e Rafael Hernandes. Preside seu Conselho Deliberativo, Rafael Francesco Caffatteni, tendo Moacir Proni como vice e Wilson Verdelli como secretário.

A sede do 7 de Setembro fica na Rua Bom Jesus, 707 – Água Rasa.

PUBLICIDADE

Comentários 1

  1. Claudio Ribeiro Ramalhoso says:
    6 anos atrás

    Grande 7 !

    Orgulho de ser AGua Rasa!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4095 Compartilhamentos
    Compartilhar 3104 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    510 Compartilhamentos
    Compartilhar 204 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    283 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.