A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) volta a distribuir a “Multa moral”, panfleto em formato semelhante ao dos talões utilizados pelos agentes de trânsito de São Paulo. A ação retorna como um alerta ao motorista, que passou a ser multado pela CET também nos estacionamentos privados, caso utilize as vagas reservadas indevidamente.
NÃO COBRA, MAS ALERTA
A “Multa moral” foi criada há seis anos, com o objetivo de alertar quem desrespeita as vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência. Para conscientizar o motorista que estaciona irregularmente, qualquer pessoa pode colocar o panfleto no painel do carro que parou em vagas exclusivas.
IMPRESSÃO DO PANFLETO
O impresso contém mensagem educativa sobre a razão da existência da vaga e orientações sobre como pode ser utilizada pela pessoa com deficiência ou por quem a transporta. Ao contrário da punição efetuada pelos guardas, a “multa” tem apenas valor simbólico e deve ser utilizada para aumentar a conscientização em torno da lei que determina o uso exclusivo das vagas.
QUANDO DÓI NO BOLSO
Quem estaciona nas vagas reservadas em estacionamentos privados, como shoppings, farmácias e supermercados, passou a ser multado em R$ 293,47, além de ter o registro de 7 pontos na carteira. Quem quiser baixar o aviso, imprimir e também colocar nos vidros de carros com motoristas que cometem irregularidades, basta acessar o link: bit.ly/4462d1g.
O QUE ESTÁ ESCRITO
O informativo apresenta o seguinte aviso: “Se você não tem direito ao uso dessas vagas, respeite quem necessita delas. O que para você são apenas ‘5 minutinhos’, para quem precisa pode causar aborrecimentos e significar um grande prejuízo, como a perda de uma consulta médica, entrevista de emprego, reunião de trabalho ou outra atividade relevante”. Quem tem direito ao cartão, mas não possui, deve acessar prefeitura.sp.gov.br/transportes.

