Os quatro consórcios vencedores da licitação assumiram a responsabilidade de gestão, manutenção, exploração, revitalização e expansão de 22 cemitérios e crematório público. As gratuidades municipais serão mantidas e o regime de tarifas para os chamados “serviços cemiteriais e serviços funerários” será reduzido. Se comparado ao preço praticado desde 2007, a redução será de 25% para o funeral social, ou seja, de R$ 755,00 passará a ser R$ 566,04.
PLANO ARQUITETÔNICO
As empresas vencedoras também iniciarão o programa de intervenção com a apresentação do plano arquitetônico de intervenções e operacionais para execução das obras nos 22 cemitérios, além da reforma do crematório da Vila Alpina e a construção de três novos crematórios no município de São Paulo para os próximos quatro anos. O número de agências funerárias na cidade vai passar das 10 para 23 na cidade, divididas entre os quatro consórcios vencedores: quatro agências da concessionária Consolare, seis da concessionária Cortel, cinco da concessionária Maya e oito da concessionária Velar.
FUNERAL SOCIAL
O funeral social, que terá uma redução de 25% em relação ao valor atual, contempla os seguintes serviços: caixão, translado, cerimonial para velório, aluguel da sala de velório, sepultamento e exumação. Caso a concessionária não disponha destes produtos e serviços, deverá oferecer aqueles de categoria imediatamente superior: funeral popular, padrão e luxo.
OBRAS EMERGENCIAIS
Desde a última terça-feira, dia 7, estão sendo feitas obras emergenciais, principalmente as voltadas para a recuperação de telhados, redes de energia, iluminação e ventilação, redes sanitárias, principalmente a parte de banheiros e bebedouros, adequações nas instalações das administrações e agências, com a instalação de equipamentos de informática, pinturas e mobiliário.
AGÊNCIAS FUNERÁRIAS
Os endereços das agências funerárias e sites das concessionárias podem ser consultados no atendimento telefônico pelo 156, Portal 156 e sites oficiais do SFMSP e da SP Regula, bem como nos sites e telefones das concessionárias. Cada uma das concessionárias será responsável pela gestão de um subconjunto de cemitérios e suas respectivas agências: Consolare (Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana); Cortel São Paulo (Araçá, Dom Bosco, Santo Amaro, São Paulo e Vila Nova Cachoeirinha); Grupo Maya (Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade); Velar (Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório).