Este mês, pessoas com idade entre 60 e 64 anos devem ficar atentas. Para que possam passar pelas catracas dos ônibus, Metrô e trens, elas devem carregar a gratuidade em seus cartões do Bilhete Único. Por ser um procedimento novo, a SPTrans lembra que para ter a gratuidade, basta aproximar o cartão duas vezes de um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais para recarregar a gratuidade dos ônibus e, depois, dos trilhos.
GRATUIDADE
Quando a recarga é realizada, são disponibilizadas cinco cotas de ônibus e, depois, cinco cotas de trilhos. Cada cota disponibilizada tem validade temporal por sete dias a partir da primeira ativação. Passado o período de sete dias, uma nova cota temporal é ativada automaticamente. Não é preciso ir a um Posto de Atendimento ou fazer o procedimento de recarga novamente.
POSTO DE ATENDIMENTO
E para aqueles que completarem 60 anos ao longo do mês e possuírem um Bilhete Único Comum com o CPF, a gratuidade é liberada em cinco dias, contados a partir da data de aniversário. Desta forma, o passageiro não precisa se deslocar até um Posto de Atendimento, basta aproximar o cartão duas vezes de um equipamento de recarga. Enquanto aguarda a liberação da gratuidade, para andar nos ônibus da cidade, o passageiro poderá apresentar um documento oficial com foto ao motorista e desembarcar pela porta da frente.
MAIS DE 65 ANOS
Pessoas com mais de 65 anos não precisam recarregar as cotas de gratuidade e podem continuar utilizando os cartões normalmente. Para essa faixa etária, não houve qualquer alteração. Portanto, elas podem continuar usando o Bilhete Único Especial que já possuem.
BILHETE ÚNICO
Quem ainda não possui o Bilhete Único Comum Personalizado deve solicitar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br sem custo. Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente ligando na Central 156 para solicitar o cancelamento. Em 72 horas, o passageiro poderá retirar o cartão nos terminais municipais e recarregar a gratuidade. A SPTrans possui um espaço em que responde as perguntas mais frequentes dos usuários de transporte público e pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/3J2RPjd.

