A Subprefeitura Mooca informou que, neste período de chuvas, dispõe de equipes atuando na desobstrução de bueiros nas ruas. Conforme o órgão, os entupimentos ocorrem devido ao material descartado irregularmente e que contribui para os alagamentos da cidade.
ÁREA ADMINISTRADA
Além disso, dados da subprefeitura dão conta de que, durante o ano de 2022, foram retiradas mais de 51.400 toneladas de lixo das ruas dos bairros de Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé. Aliás, o material estava obstruindo bueiros e bocas de lobo, locais por onde devem escorrer as águas da chuva.
VARRIÇÃO
Ao propósito, do total, 10 mil toneladas haviam sido dispensadas irregularmente nas vias e foram coletadas pelas equipes de recolhimento. Por outro lado, os profissionais de varrição foram responsáveis pela coleta de mais quase 7,3 mil toneladas de material. Nesse ínterim, um levantamento do Recicla Sampa, divulgado pelo movimento em 2019, apontou que o lixo descartado de forma irregular é a principal causa de alagamentos no período de chuvas, que ocorre normalmente entre outubro e março.
TAREFA DE TODOS
Depois, segundo o prefeito Ricardo Nunes, colaborar com a limpeza e a manutenção da cidade e preservar o meio ambiente é uma tarefa de todos. “Desse modo, com ajuda dos munícipes, podemos manter a cidade saudável e sustentável para as presentes e futuras gerações”, frisou. Na área da Sub Mooca há dez Ecopontos de coleta de resíduos sólidos que funcionam de segunda a sábado, das 6 às 20 horas. Aos domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 6 às 18 horas. Confira o endereço dos postos de coleta neste link https://bityli.com/1IFqL .
É BOM LIGAR ANTES
Se possível, é importante que os moradores consultem o Ecoponto mais próximo por telefone, antes de sair com o material. Isso porque em alguns locais as caçambas ficam cheias e as pessoas são direcionadas para outros espaços. Do mesmo modo, vale a pena verificar os tipos de objetos que podem ser descartados nestes locais.