A estação Tatuapé do Metrô está entre as menos seguras da Linha 3 – Vermelha. De acordo com boletins de ocorrência registrados principalmente no 52º DP – Parque São Jorge, os números de furtos e roubos de celulares aumentaram substancialmente no local. A existência de dois shoppings anexos à estação e os terminais de ônibus respondem por um fluxo elevado de pessoas e de passageiros todos os dias. Esses fatores exigem do Metrô, por exemplo, maiores investimentos em segurança, como agentes e câmeras. No entanto, reportagem da rede Globo mostrou, a partir de dados do portal da transparência do governo do Estado, que o número de contratações cessou a partir de um determinado período do ano.
ROUBO A MÃO ARMADA
As falhas resultaram na exoneração do chefe de segurança operacional do Metrô, ocorrida na última quinta-feira, dia 8. A dispensa do responsável veio logo após repetidos casos de violência, como roubo a mão armada na estação Dom Pedro II e a falta de atendimento a uma passageira cega que caiu no vão da plataforma de outra estação..
ASSESSORIA DO METRÔ
De acordo com a assessoria da Companhia do Metropolitano, a Polícia Militar e o Metrô estão desenvolvendo uma parceria para empregar PMs no reforço da segurança nas estações e no seu entorno, nos moldes de uma iniciativa que já está presente nas estações da CPTM.
VIOLÊNCIA NO TRANSPORTE
Dados da Globo revelam que, neste ano, foram registradas ao menos 16 ocorrências de violência no transporte metroviário, sendo dois casos de passageiros baleados e seis, esfaqueados. Outros oito foram ocorrências de roubos ou arrastão.
ESTAÇÕES COM OCORRÊNCIAS
As ocorrências foram registradas nas estações Santa Cecília (Metrô), Brigadeiro (Metrô), Brás (Metrô), Consolação (Metrô), Trianon-Masp (Metrô), Luz (CPTM), Luz (Metrô), Higienópolis-Mackenzie (Metrô), Conceição (Metrô), Anhangabaú (Metrô), Tatuapé (Metrô), Vila Prudente (Metrô), República (Metrô), Sumaré (Metrô), Sé (Metrô) e Corinthians-Itaquera (Metrô).
NOVO CHEFE DO DEPARTAMENTO
O Metrô afirmou que a companhia vai definir o novo chefe do departamento. Enquanto isso, a função será desempenhada interinamente pelo gerente de operações. Além disso, o órgão relatou que segue intensificando a segurança nas estações em parceria com a Polícia Militar para o reforço nas estações e entornos, além do auxílio da Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano) para elaborar novas estratégias. Também no dia 8, a Companhia se reuniu com o delegado titular da Delpom e com o coronel Camilo, para discutir os desdobramentos da parceria.

