Há mais de um ano as bilheterias da estação Belém do Metrô estão desativadas. No entanto, até hoje muitos passageiros ainda estão confusos em relação à compra de bilhetes e ao carregamento de cartões. Enquanto as pessoas tentam se familiarizar comas máquinas, principalmente os mais idosos, estelionatários passam a assediar os usuários com a venda de bilhetes irregulares. Geralmente, eles ficam em locais de maior circulação e a oferta é tentadora. Quem adquirir a passagem com eles ganha um desconto no valor pago.
PASSAGEIRO ENGANADO
A questão é que os homens e mulheres se revezam na venda e dificilmente o passageiro enganado consegue encontrar o vendedor novamente. Com isso, o usuário não consegue viajar e fica sem o dinheiro. No caso da estação Belém, muitos passageiros afirmam que não veem funcionários da segurança do Metrô agindo contra esse tipo de golpe. Conforme as pessoas que buscam o transporte, os suspeitos chegam às plataformas com mochilas nas costas e se misturam aos demais passageiros. Quem utiliza a estação destaca que existem pelo menos três modalidades de comércio irregular no local agora. Os camelôs dentro dos vagões, os ambulantes da plataforma e os golpistas.
CRÍTICAS A SISTEMA
O novo modelo de carregamento e venda de bilhetes TOP tem sido criticado desde a sua implantação. Os bilhetes impressos em papel e com QR Code têm problema de leitura na catraca. Além disso, as máquinas da empresa ficam sem papel em horários de pico, gerando grandes filas e reclamações.
O OUTRO LADO
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), os bilhetes são vendidos em estabelecimentos comerciais. A compra do bilhete, conforme a STM, também pode ser feita por meio de outros canais de venda, como o WhatsApp. Para isso, o passageiro precisa adicionar o número 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as instruções. Para facilitar a vida do usuário, a secretaria também divulga o aplicativo TOP.
FALHAS NO CADASTRO
Diante dos benefícios, muitos passageiros dizem que ocorrem muitas falhas na hora do cadastro e acabam desistindo de continuar o processo. Outros, quando conseguem preencher os requisitos, relatam que o acesso não é efetivado. O aplicativo sofre com instabilidades constantes, impedindo a compra pelo celular.

