.
Com o aumento do número de furtos de celulares, motos e veículos, além de outros objetos pessoais, o comandante da 1ª Cia. do 8º Batalhão da PM, capitão Felipe de Lima Simões, dá dicas de segurança.
PESSOAS DISTRAÍDAS
Segundo ele, o hábito de caminhar pelas calçadas utilizando smartphones tem atraído cada vez mais os ladrões. Aliás, o capitão afirmou que, por estarem distraídas, seja durante uma conversa de negócios ou com amigos via whatsapp, as pessoas são surpreendidas.
NÃO DÁ TEMPO DE FUGIR
Assim, quando os suspeitos abordam o pedestre, de moto ou bicicleta, não dá tempo de se esquivar. “Nesse sentido, o movimento mais sensato nessas horas é o de entregar o aparelho sem resistência, pois, acima de tudo, é preciso preservar a vida”, avisou.
GUARDAR O CELULAR
Conforme o comandante, as atitudes preventivas são importantes. Entre elas está o de não deixar o celular a mostra durante a caminhada. “Caso seja um assunto urgente, é melhor procurar um comércio ou local seguro antes de falar”, declarou.
MAIS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA
Além disso, o capitão Lima também chamou atenção para os motoristas de aplicativos ou não. “Sobretudo o aparelho ligado preso junto do painel do carro é atrativo aos ladrões, principalmente nas paradas nos semáforos”, frisou. Para o policial, se for de extrema necessidade deixar o celular conectado ao “Google maps”, por exemplo, é preciso elevar os dispositivos de segurança. “Caso os suspeitos tenham acesso a contas bancárias, a dor de cabeça será bem maior”, completou.
VIDROS FECHADOS
De um modo geral, o motorista deve se habituar a dirigir com os vidros fechados e portas travadas, principalmente durante as paradas. A pessoa deve evitar o uso de joias (correntes, relógios, anéis, braceletes, etc) quando estiver dirigindo. Outro detalhe é não deixar nos bancos do carro objetos como notebook, jaquetas ou bolsas.
VEÍCULO ESTACIONADO
As pessoas devem evitar permanecer no interior do veículo estacionado na via pública. Esta é uma ótima oportunidade para elas serem atacadas. Se for necessário, deve ser feito em local que permita ampla visão, sempre alerta para a aproximação de estranhos.