As secretarias de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e SPObras (responsável pelo gerenciamento das pontes e viadutos da capital), concluíram as obras para a troca de todas as juntas de dilatação do Viaduto Pires do Rio, localizado sobre Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé. Os trabalhos, que fazem parte do “Programa de Manutenção de Pontes e Viadutos”, foram iniciados em junho e finalizados na madrugada da última quinta-feira, dia 30. A administração municipal investiu R$ 1,5 milhão nas intervenções.
SEGURANÇA
Durante a execução dos trabalhos, foram substituídas 28 juntas (espaço entre as pistas que permite a movimentação da estrutura), sendo 14 no sentido centro e 14 no sentido bairro. A manutenção desses dispositivos é fundamental, uma vez que impede o surgimento de fissuras, evita a passagem de água, sujeira e resíduos para o interior da estrutura e também evita o desnivelamento da pista. A rotina de manutenção ajuda a manter a integridade do elevado por mais tempo, garantindo, assim, o conforto e a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam a via.
ESTRUTURAS
Dentro do programa de manutenção, as secretarias coordenaram a troca de 99 juntas de dilatação em 13 estruturas, sendo os viadutos Armênia, Jacu-Pêssego, Ladeira do Xisto, Deputado Luís Eduardo Magalhães, Raimundo Pereira de Magalhães e Gazeta do Ipiranga, além das pontes do Piqueri, João Dias, Domingos Franciulli Netto, Complexo Viário Aurélio Batista Félix, Complexo Viário Mackenzie, Pontilhão da Marginal Tietê e Avenida dos Tajurás.
VIADUTO ANTONIO ABDO
Seguindo a programação de obras, as próximas estruturas que terão suas juntas de dilatação substituídas são: Viaduto Capitão Pacheco e Chaves, Viaduto dos Bandeirantes, Ponte Transamérica, localizados na Zona Sul, Viaduto Nove de Julho, no Centro, Ponte Júlio de Mesquita Neto, na Zona Norte, Viaduto Antonio Abdo, Viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, ambos na Zona Leste, além dos pontilhões Giovanni Boccati e Bernadino D’Auria, localizados nas zonas Sul e Leste, respectivamente.