Na última
quarta-feira, dia 14, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)
informou que, como resultado de “Estudo de Circulação”
realizado para o Tatuapé, está prevista a implantação de sentido
único de circulação nas ruas Francisco Marengo e Monte Serrat, no
trecho entre a Rua Cantagalo e a Avenida Radial Leste, a fim de
melhorar as condições de segurança e mobilidade
dos
usuários.
OPINIÕES DIVERSAS
A proposta de alteração gerou opiniões diversas, como daqueles que apoiam a mudança e de outros que a criticam. Uns gostariam que a CET tornasse mão única as duas ruas inteiras e não só um trecho. Enquanto isso, outros disseram haver piora na circulação, pois teriam de dar voltas para chegar ao mesmo lugar.
TRÂNSITO DIFÍCIL
A verdade é que, independente dos horários, o trânsito está bem difícil. As longas filas de carros percorrem, por exemplo, ruas como Itapura, Apucarana, Cantagalo, Monte Serrat, Azevedo Soares, Francisco Marengo, Emília Marengo, entre outras que cortam o bairro.
SISTEMA BINÁRIO EM TUDO
Com esse intenso movimento, todos os dias, o bairro discute há anos, por meio de associações de moradores e entidades comunitárias, outras possibilidades de desafogar o trânsito. Uma delas seria a implementação do sistema binário nas ruas, fazendo com que todas passem a ter sentido único.
MAIS PRÉDIOS, MAIS CARROS
Enquanto essa alteração total não ocorre, com as ruas sendo avaliadas aos poucos, novos empreendimentos residencias têm sido lançados no Tatuapé, com pelo menos duas novas vagas de garagem. Ou seja. são milhares de motoristas a mais em cada quadra onde existe um conjunto de torres de apartamentos.
MAIS PACIÊNCIA
Diante deste contexto, os motoristas precisam ter mais paciência, pois ainda existem ruas com carros estacionados dos dois lados, semáforos com tecnologia ultrapassada travando o trânsito em determinados horários e condutores que desrespeitam a velocidade das vias, os pedestres e estacionam de maneira irregular.

