O Centro Cultural da Penha apresenta boas surpresas em sua programação deste mês. Primeiramente, no dia 4, das 19 às 20 horas, o local recebe o “Emesp canta Beatles”. A Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim é uma escola de música pública ligada ao Governo do Estado de São Paulo. O evento será no Teatro Martins Penna, com entrada gratuita e acessibilidade para cadeirantes .
HISTÓRIAS
Além disso, nos dias 10, 17, 24 e 31, das 15 às 16 horas, será a vez do projeto “As Clês contam as vozes femininas da América Latina”, que engloba contações de histórias infantis e oficinas lúdicas. Elas têm o objetivo de promover o intercâmbio entre histórias de grandes mulheres de relevante atuação na sociedade e o público infantil e sua família.
VIOLETA PARRA
Nesse sentido, os encontros serão divididos em quatro atividades. Na primeira, “As Clês contam Violeta Parra”, dia 10, às 15 horas, Andes e Atacama, conhecidas como Clês, contam a trajetória da revolucionária compositora e artista múltipla chilena Violeta Parra, que precisou superar a segregação de gênero e classe para fazer sua música e traçar sua própria história.
FEMINISTA PAGU
Na segunda, dia 17, às 15 horas, “As Clês contam Pagu” trazem Abaporu (Tarsila) e Ventania (Anita Malfatti), pinturas de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti que contam a história da feminista e integrante do movimento modernista Patrícia Galvão, a Pagu. Ela escreveu diversos livros sob diferentes pseudônimos e foi a primeira mulher presa por motivações políticas no Brasil.
CHIQUINHA GONZAGA
Já a terceira atividade, para o dia 24, às 15 horas, mostrará “As Clês contam Chiquinha Gonzaga” com Dó e Mi. Elas contam a história da encantadora Chiquinha Gonzaga e todos os seus movimentos em prol da libertação da mulher dentro do mundo da música.
MITOLOGIA
Por fim, dia 31, às 15 horas, “O dia em que tudo escureceu”. Na contação inspirada na mitologia japonesa, Pepita e Pirita, duas pedrinhas muito antigas, contam a história da deusa do Sol, Amaterasu. Local: Hall da Biblioteca José Paulo Paes, grátis.
GUITARRA PORTUGUESA

Em meio a tantas histórias, o Centro Cultural também receberá Wallace Oliveira Trio no dia 21, às 20 horas. Ele levará ao palco a versatilidade da guitarra portuguesa, instrumento tradicional do fado. Além de Wallace, o grupo tem Sérgio Borges ao violão de sete cordas e Adriano Busko à percussão.
LOCAL
Largo do Rosário, 20. Mais informações no telefone 2295-0401.

