O aplicativo SP156 continua no ranking dos piores serviços oferecidos pela Prefeitura. Mantido pela empresa Metasix Tecnologia, o sistema tem nota 2,5 na média final que vai até 5,00. Diante dos números apresentados, a reportagem buscou o serviço para verificar se havia problemas.
INSTALAÇÃO
Em primeiro lugar, o sistema pede que o cidadão instale o aplicativo. Durante o processo, não há dificuldade e o usuário chega na página que apresenta o seguinte texto: “Com o aplicativo SP156 você pode registrar solicitações para a Prefeitura de São Paulo. Contribua para a melhoria de seu bairro”.
DADOS
Em segundo lugar, o usuário clica no ícone “começar” e lhe é pedido que crie uma conta. Para dar continuidade ao preenchimento, é necessário colocar o nome completo, CPF, e-mail e senha. Após concluir o formulário, basta clicar em “finalizar”. A partir daí, o serviço mostra a mensagem: “Atenção! Este e-mail já existe em nossa base de dados” e trava.
SEM FUNÇÃO
Apesar de clicar em “finalizar” novamente, o aplicativo não direciona para outro local. Ou seja, o cidadão não consegue exercer o seu papel.
Em virtude do impasse, a redação foi observar as avaliações e resenhas e acabou descobrindo que a maioria dos usuários esbarraram na mesma falha.
RECLAMAÇÕES
Daniel Aparecido Rodrigues, por exemplo, não conseguiu nem abrir o campo do endereço. Já Nilson Brito, entrou na opção “Esqueci a senha” e recebeu a instrução de digitar um e-mail para recuperar a senha. Porém, quando foi ao e-mail, encontrou uma página com um link que lhe direcionou para o processo inicial.
DESRESPEITO
Do mesmo modo, Marcos Almeida reclamou por não ter conseguido fazer o cadastro para ajudar um morador de rua que passava frio. Por sua vez, Daniel Gomes relatou que o sistema de recuperação de senhas não funciona há três meses. Ou seja, as cobranças vão se repetindo, mas não existe nenhum retorno por parte da empresa responsável ou da Prefeitura. Para quem tentou “contribuir” com a melhoria do próprio bairro, é como se não existisse o aplicativo.