A Prefeitura firmou, na última terça feira, 10, convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, para a oferta de 3.810 matrículas em cursos de nível superior na Rede UniCEU. O evento aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, no bairro Cidade Tiradentes, e reuniu cerca de 500 pessoas.
Assinaram o convênio o prefeito Fernando Haddad, o secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita e o presidente da Capes, Carlos Nobre. Participaram também da cerimônia o diretor de Educação à Distância, Jean Marc Georges Mutzig e Ariane Raquel Ferreira, aluna de Pedagogia da UniCEU Cidade Tiradentes.
As vagas, que serão abertas já no segundo semestre deste ano, abrangem 12 cursos diferentes, espalhados por 18 polos da UniCEU, localizados em todas as regiões da capital. Entre os cursos que serão oferecidos estão licenciaturas em Pedagogia, Artes, Matemática, Biologia, Computação e Educação Física, além de tecnólogo em Design Educacional e também mestrado profissional.
“É uma enorme satisfação poder celebrar a abertura de 3.810 vagas em nível superior. São 32 CEUs que já têm Universidade Aberta do Brasil, mais 14 que estão em processo de credenciamento e os outros 14 que serão construídos terão a possibilidade de serem polos. Nós temos que pensar que educação não é despesa, é investimento. E onde nós estamos instalando a Rede UniCEU? Eles estão sendo oferecidos na Cidade Tiradentes, na Brasilândia, no Grajaú, Jardim Angela, Guaianases etc. Quando os jovens da periferia imaginaram ter uma faculdade pública perto da casa deles?”, questionou Haddad.
“Se em todos os CEUs nós tivermos uma universidade o jovem não vai desistir de estudar. É bom a pessoa trabalhar e ter perto de sua casa um CEU com uma universidade para ela poder estudar. Esse é um dos sonhos desta Prefeitura”, disse Chalita.
A Universidade Aberta do Brasil é uma rede de universidades que oferece gratuitamente cursos de diversas universidades públicas do Brasil, entre elas as universidades federais de São Paulo (Unifesp), do ABC (UFABC), de Minas Gerais (UFMG), do Triângulo Mineiro (IFTM), de Juiz de Fora (UFJF), de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) etc. “São mais de 10 mil vagas abertas, em mais de dez universidades que atuam em São Paulo”, ressaltou Haddad.