• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Destaques

VLT na Avenida Celso Garcia

22/09/2015
emDestaques, Trânsito / Viário
Reading Time: 3 mins read
4
VLT na Avenida Celso Garcia
29
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

A degradação da Avenida Celso Garcia, na região do Tatuapé, entre outros bairros, continua a ser um dos principais problemas para a diversificação do desenvolvimento local. A existência de lojas e galpões fechados, cortiços e de um corredor de ônibus que não integra o passageiro ao comércio, só acelera o processo de abandono. Diante do quadro de deterioração atual, esta Gazeta convidou especialistas na área de urbanismo para desenvolver um projeto que ajudasse no resgate histórico e econômico da avenida.

PROFISSIONAIS
Diante do desafio, o engenheiro urbano Vagner Landi, os arquitetos Paula Zanelato, Hendrigo Maluf, Helena Werneck e Eline de Souza da Silva e o designer gráfico Vicente Carotenuto Junior, apresentaram um estudo preliminar de implantação de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) na Celso Garcia.

VejaTambém

Explosão destrói depósito clandestino de fogos

Exemplo de mobilidade urbana no País. Cidade chega a mil ônibus elétricos

Prefeitura inaugura no Brás primeiro ecoponto exclusivo para receber restos de tecido

SP recebe 120 novos ônibus elétricos. Frota é a maior do País

PUBLICIDADE

Para os profissionais, os veículos a serem instalados seriam do modelo Citadis, com alimentação sem catenárias e com baterias próprias, ou seja, existiria um terceiro trilho no solo cuja energia seria produzida pelas próprias composições no momento de frenagem e partida.

Imagem de Barcelona (Espanha) mostra o sistema desejado por especialistas
Imagem de Barcelona (Espanha) mostra o sistema desejado por especialistas
VLT transportaria 1.600 passageiros/hora entre a Penha e o Brás
VLT transportaria 1.600 passageiros/hora entre a Penha e o Brás

CIRCULAÇÃO
A intenção do projeto é a de que os veículos tenham aproximadamente 40 metros e capacidade de transporte de até 400 passageiros. O plano colocaria em circulação quatro veículos, absorvendo um número de até 1.600 passageiros/hora no percurso entre a Penha e o Brás. Para os especialistas, estima-se que haja uma circulação de 55 mil passageiros/dia, dentro das 17 horas de funcionamento (das 5 às 22 horas).

LINHA EXCLUSIVA
Os veículos circulariam em uma linha exclusiva (ida e volta) e que seriam separadas nos pontos de parada. Conforme Vagner Landi, “dessa forma, teríamos uma obra mais econômica, mais rápida e um número muito pequeno de desapropriações”.
Sobre as estações de parada, Vicente Carotenuto Junior afirmou que haveria uma a cada 500 metros. Seriam instaladas, no total, 12 estações de paradas intermediárias e mais duas de início e final de trajeto.

SETE MINUTOS
Segundo Carotenuto, o tempo máximo de espera do veículo dentro da estação de parada seria de sete minutos, em horário pré-programado, em função do horário de funcionamento do sistema. Conforme Paula Zanelato, os pontos de parada estariam totalmente cobertos e vedados, aparelhados com equipamentos direcionados ao conforto dos usuários. O recebimento de passagens ocorreria por meio de catracas de acesso ao ponto de parada, com ticket ou cartão recarregável.

CARROS E MOTOS
No que diz respeito à circulação de automóveis, motos, bicicletas e pedestres, seriam destinadas duas faixas de circulação para carros, sempre no sentido centro-bairro. O mesmo ocorreria no caso das motocicletas.
Tanto veículos como motos não poderiam fazer conversões à esquerda. Para seguirem nessa direção teriam de retornar com acesso à direita contornando a quadra e atravessar pela via, em locais definidos que seriam estudados, com semáforos programados em função da aproximação do trem VLT, que sempre teria a preferência nos cruzamentos.

CICLOVIA
Uma faixa exclusiva seria destinada para a ciclovia (ida-volta), ao lado oposto às faixas de veículos e motocicletas, a fim de evitar acidentes. As calçadas existentes passariam por reforma com pisos adequados ao conforto do pedestre e haveria a instalação de todos os equipamentos e sistemas de acesso às pessoas com deficiência, como rampas, sinalizações de solo e sonoras.

ÔNIBUS CIRCULARES
Para que a população tenha acesso ao serviço de Veículos Leves Sobre Trilhos, a equipe de profissionais propôs a implantação de pontos de ônibus circulares, que conduziriam os usuários entre os bairros e estariam diretamente ligados aos principais terminais rodoviários. Com os trajetos percorridos por micro-ônibus, os percursos até os VLTs se tornariam mais rápidos e o trânsito teria uma fluidez maior, proporcionando mais conforto ao passageiro.

PUBLICIDADE

Comentários 4

  1. Pingback: Avenida Celso Garcia: mais uma opção para os carros chegarem ao centro – Plamurb
  2. vagner landi says:
    9 anos atrás

    Obrigado Antonio , estamos nessa luta há mais de 13 anos e esperamos conseguir com a nova administração Não Bolivariana e contamos sempre com o apoio deste maior jornal de bairros da capital paulistana que é a Gazeta do Tatuapé

    Responder
  3. Antonio Rafacho Netto says:
    9 anos atrás

    Apóio o projeto do Vagner Landi. A Celso Garcia é um importante e esquecido corredor de acesso e seu projeto beneficiaria milhões de pessoas que circulam e desenvolvem o comércio ao longo desta via. Parabéns Vagner Landi.

    Responder
    • vagner landi says:
      9 anos atrás

      Obrigado Antonio , estamos nessa luta há mais de 13 anos e esperamos conseguir com a nova administração Não Boliviana e contamos sempre com o aopio deste maior jornal de bairros da capital paulistana que é a Gazeta do Tatuapé

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4107 Compartilhamentos
    Compartilhar 3109 Tweet 416
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    522 Compartilhamentos
    Compartilhar 209 Tweet 131
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1623 Compartilhamentos
    Compartilhar 1405 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    356 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    326 Compartilhamentos
    Compartilhar 132 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    352 Compartilhamentos
    Compartilhar 158 Tweet 81
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    290 Compartilhamentos
    Compartilhar 116 Tweet 73
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    276 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.