• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
sábado, 12 de julho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Destaques

Mais radares, pouca educação

01/09/2014
emDestaques, Trânsito / Viário
Reading Time: 4 mins read
0
Mais radares, pouca educação
12
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Dirigir pelas avenidas da Zona Leste tem sido cada vez mais perigoso. Vias como Radial Leste, Aricanduva, Salim Farah Maluf, marginal Tietê, entre outras, estão entre as campeãs em números de acidentes envolvendo carros, motos, caminhões, ônibus e ciclistas. Diante do problema, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vem investindo em duas ações principais com o intuito de aumentar a segurança dos motoristas: diminuir a velocidade de circulação nesses locais e instalar novos radares, móveis ou fixos.

CONVERSÕES
Para condutores de veículos e especialistas a questão é controversa. O motorista de ônibus Carlos Vasconcelos, por exemplo, afirmou que existe um equipamento para detectar radares. Em muitos casos, segundo ele, o motorista reduz a velocidade em pontos específicos e depois volta a acelerar. Por outro lado, o estudante André Santana, alertou para a falta de sinalização adequada em vários pontos da cidade. “As conversões nas quais é preciso atravessar faixas de ônibus quase sempre resultam em multas, mas não por culpa do motorista. Geralmente as placas informativas estão mal posicionadas ou encobertas”, explicou.

VejaTambém

Consegs Tatuapé e Parque São Jorge visitam Central 156 da Prefeitura

Prefeito visita agência de mobilidade para impulsionar o transporte sustentável

Prefeitura vai modernizar terminais de ônibus da ZL

Prefeitura anuncia mais áreas verdes com bosques urbanos e jardins de chuva

PUBLICIDADE

MARGINAL
Na Marginal Tietê, junto à Ponte das Bandeiras (sentido Rodovia Castelo Branco), o motorista deve tomar cuidado com a conversão à direita. A entrada é permitida apenas para táxis ou ônibus, mas só há sinalização de solo e a placa indicativa está depois que o condutor já entrou no acesso. O problema maior é que existe um radar no local e muitas pessoas chegaram a ser multadas diversas vezes no mesmo dia.

Voltando à questão da segurança, a técnica em informática, Isabela de Souza, reclamou da falta de mais campanhas educacionais. “Com a ausência dessas medidas, as ações acabam sendo impositivas e os motoristas não tomam consciência sobre o respeito às leis, dificultando o convívio harmonioso no trânsito”, comentou.

Aumento do número de radares também deverá elevar quantidade de multas
Aumento do número de radares também deverá elevar quantidade de multas
Em vários trechos de avenidas, como a Aricanduva, poucos respeitam os 60 km/h
Em vários trechos de avenidas, como a Aricanduva, poucos respeitam os 60 km/h

FALTA EDUCAÇÃO
Como a educação não é aplicada às vezes na formação do motorista e também depois ao condutor que já tem a carteira de habilitação, vêm as multas e os radares. Mesmo assim, as pessoas continuam desrespeitando os limites de velocidade, existindo ou não os equipamentos de controle. Em trechos das avenidas Radial Leste e Aricanduva, por exemplo, muitos carros circulam a 100 km/h, quando a permissão é no máximo 60 km/h. Nesses pontos os radares foram retirados e não foram repostos. Aí fica a pergunta: é melhor educar ou punir?

ESPECIALISTAS
David Duarte Lima, doutor em segurança de trânsito, afirmou que o jovem dirige de forma mais arrojada, no sentido de aceitar mais os riscos na direção. Para ele, uma das provas disso está relacionada a uma pesquisa americana ter revelado que esses novos motoristas têm o hábito de guiar o veículo e enviar mensagens pelo smartphone ao mesmo tempo.

Lima relatou que em outros países a tecnologia é usada para fiscalizar e evitar conflitos no trânsito, além de se aplicar a lei de maneira dura contra os infratores. “Os profissionais de trânsito têm formação técnica apurada e há um plano estratégico para a redução da violência no trânsito”, declarou.

Segundo o especialista, o Código de Trânsito Brasileiro é ignorado e desrespeitado pelo governo e pelos cidadãos. O DPVAT, por exemplo, pagou 60 mil indenizações por morte e 350 mil por invalidez permanente no ano passado. Os dados mais recentes mostram um avanço anual de 6% nas mortes e de 47% nas indenizações por invalidez permanente.

CONSULTORA
Com relação aos radares, a consultora especializada em segurança viária, docente e coordenadora de cursos de pós-graduação em engenharia de trânsito urbano e rodoviário, Lúcia Brandão, disse que a falta de informações precisas pode resultar em erros de projetos e possivelmente na instalação desnecessária de medidores de velocidade.

Como autora do livro “Medidores eletrônicos de velocidade – uma Visão da Engenharia para Implantação”, Lúcia propõe um tratamento adequado à questão, incluindo desde a seleção de limites seguros de velocidade até a implantação de equipamentos apropriados. Ela também detalhou que a instalação deve ter como base a identificação de cenários de riscos por excesso de velocidade, sempre num contexto de prevenção e não apenas com base no histórico de acidentes.

O OUTRO LADO
A Companhia de Engenharia de Tráfego informou que a Avenida Radial Leste conta com 11 equipamentos de fiscalização eletrônica, referentes ao contrato antigo. Esses equipamentos estão em funcionamento e, hoje, fiscalizam infrações de velocidade, rodízio, fretamento, caminhões e faixa exclusiva para ônibus.

A assessoria disse, ainda, que tendo em vista a ampliação do parque de fiscalização eletrônica na cidade, a CET irá instalar novos radares na via. A intenção é instalar pelo menos mais seis equipamentos na Radial Leste.

Já a Avenida Aricanduva, conta atualmente com sete radares em operação, fiscalizando velocidade e faixa exclusiva de ônibus. A fim de modernizar os equipamentos e otimizar a fiscalização, a CET pretende substituir parte desses radares e instalar outros.

A empresa também revelou não dispor de todos os locais onde os radares serão instalados e estarão em operação. De todo modo, a assessoria esclareceu que esses equipamentos poderão ser dos tipos fixos e estáticos (móveis). A Companhia relatou ainda estar fazendo um mapeamento dos endereços.

Por fim, a CET destacou que dos 132 equipamentos/locais fiscalizados já instalados dos contratos novos, 27 já estão em operação. São 17 radares fixos e 10 móveis (estáticos). Eles estão nas regiões do centro, Mooca, Ipiranga, Perdizes e Interlagos. A relação dos antigos equipamentos existentes na cidade podem ser consultados no link.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4096 Compartilhamentos
    Compartilhar 3105 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    513 Compartilhamentos
    Compartilhar 205 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    284 Compartilhamentos
    Compartilhar 114 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.