Quem passa pela Avenida Nordestina em São Miguel Paulista, tem a nítida impressão de estar em um local abandonado. Apesar de a avenida ser uma das mais importantes ligações entre os populosos bairros de São Miguel e Guaianases, ela apresenta diversos problemas. As irregularidades são tantas, que fica difícil eleger qual dentre elas é a pior. A começar pelas calçadas, que são praticamente inexistentes em boa parte do percurso e, nos lugares em que ainda permanece, encontra-se em estado deplorável. A sinalização também parece ser artigo de luxo na Avenida Nordestina, tanto a sinalização de semáforos, que deveria auxiliar os motoristas e pedestres a andar com segurança pelas diversas ruas que cruzam a avenida, quanto à sinalização horizontal, que por não existir, deixa de avisar ao motorista quando a pista dupla torna-se repentinamente, uma pista de mão única, por exemplo. Os pontos de ônibus também são um assunto a parte, pois muitos deixaram de existir desde que estão sendo trocados por modelos mais novos, e o que antes era um ponto com cobertura, hoje é um ponto invisível, encontrado somente por aqueles que já conheciam o antigo local.
DESORGANIZAÇÃO
Casos de acidentes também não são raros no local, e os moradores sempre sabem de alguma história. O proprietário do bar e morador do bairro de São Miguel, Vagner Santos, disse que recentemente houve um acidente envolvendo um motociclista e um caminhão, e acredita que grande parte desses acidentes, deve-se ao fato da avenida ser perigosa, já que não há sinalização e as curvas são sinuosas. Já o morador, Yasuo Onata, de 66 anos diz que apesar de morar há 30 anos no bairro, viu pouca coisa melhorar. “Aqui nessa avenida tem vários acidentes, eu só sei que o ponto de ônibus é aqui porque eu moro no bairro a mais de 30 anos, mas os outros pedestres ficam perdidos”, desabafa.
MELHORIAS
A Companhia de Engenharia de Tráfico (CET) foi até a avenida a pedido dos moradores para fazer a verificação do local, porém o órgão alegou que não seria possível a implantação de semáforos, pois não há infraestrutura suficiente para isso e seria necessário o alargamento da pista. Em julho deste ano, as autoridades responsáveis, juntamente com a subprefeitura da região, estavam conversando sobre a possibilidade de construir uma calçada e implantar semáforos nos locais de cruzamento, porém até o momento a situação manteve-se inalterada. Com exceção de alguns pontos de ônibus, que foram reeinstalados pela SPObras, a Avenida Nordestina ainda continua sem ter melhorias significativas. Embora grande parte da avenida pertença ao bairro de São Miguel, os piores trechos encontram-se nos lados do bairro do Itaim Paulista. O Supervisor Técnico de Projetos e Obras da Subprefeitua de São Miguel, Gersemar Padilha, explicou como funciona essa divisão “O Córrego Itaquera determina o limite de competência das subprefeituras, portanto, na altura do nº 3500 da Avenida Nordestina a jurisdição é da Subprefeitura do Itaim Paulista”.
RESPOSTA
Em resposta a esta Gazeta, a Assessoria de Imprensa da Subprefeitura Itaim Paulista explicou que a Avenida Nordestina está recebendo obras de melhoria e reparo na galeria de águas pluviais. Após a conclusão dessas obras, será iniciada a construção de guias e sarjetas no trecho entre as ruas Leão dos Santos e Jurututu.


O trecho informado na matéria é de aproximadamente uns 30, 40 metros de calçada.
Os problemas são muito maiores que isso, não tem semáforos, não tem faixa de pedestres, poderia ser duplicado a avenida, ou então um recuo para os ônibus e um canteiro central, etc…, são varias as alternativas de melhoria.
É possível melhorar, basta querer, eu como morador da região fico indignado com a situação da avenida.
O povo precisa se reunir, criar um movimento e parar literalmente a avenida, precisamos chamar a atenção de todos para esse descaso, com a mídia noticiando protestos e atos pacíficos, seja na subprefeitura ou na própria avenida, garanto que seriamos atendidos!