A “Operação Dá Licença para o Ônibus”, que une CET e SPTrans implantou mais 2,9 km de faixa exclusiva em Itaquera nas ruas Dr. Luiz Ayres, Castelo do Piauí, Américo Salvador Novelli, Augusto Carlos Bauman e na Avenida Itaquera.
A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa vale de segunda a sexta-feira na Rua Dr. Luiz Ayres, sentido centro, no trecho entre a Rua Tomazzo Ferrara e o acesso ao Túnel Jornalista Odon Pereira, das 6 às 9 horas. Na mesma rua, sentido bairro, no trecho entre a Avenida Padre Estanislau de Campos e a Rua Castelo do Piauí, das 16 às 21 horas.
CASTELO DO PIAUÍ
Na Rua Castelo do Piauí, sentido bairro, no trecho entre a Rua Dr. Luiz Ayres e a Avenida Itaquera, das 16 às 21 horas. Na Avenida Itaquera, sentido bairro, no trecho entre a Rua Castelo do Piauí e a Rua Heitor, das 17 às 21 horas. Na Rua Américo Salvador Novelli, sentido bairro, no trecho entre a Rua Heitor e a Rua Victório Santim, das 17 às 21 horas.
Na Rua Augusto Carlos Bauman, sentido centro, no trecho entre a Rua Sabbado D’Angelo e a Rua Antonio de Moura Andrade, das 5 às 9 horas. No sentido bairro, a exclusividade à direita para os ônibus vale por período integral.
PASSAGEIROS
O objetivo, segundo CET e SPTrans, é a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público. Pela Avenida Itaquera circulam 32 linhas de ônibus rumo ao bairro, transportando 262.548 passageiros/dia útil, com frequência média de 199 ônibus/hora nos horários de pico. Já pela Rua Dr. Luiz Ayres, são 47 linhas de ônibus passando no trecho desta implantação, transportando 419.201 passageiros/dia útil no sentido bairro, com frequência média de 370 ônibus/hora.
FISCALIZAÇÃO
Na Rua Augusto Carlos Bauman, passam 20 linhas de ônibus, levando quase 165 mil pessoas/dia útil, com frequência média de 127 ônibus/hora nos horários de pico. Por enquanto os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de amanhã, 28, a fiscalização será intensificada.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
FALTA INFORMAÇÃO
Os motoristas da região continuam sem informação a respeito das mudanças ocorridas no trânsito. Isto porque a falta de placas indicativas faz boa parte dos condutores continuarem a fazer o caminho ao qual estavam acostumados para sair do centro de Itaquera e seguir destino a Guaianases. Ou seja, ir direto pela Rua Américo Salvador Novelli, descer a Ladeira do Xisto e seguir à direita para entrar na Rua Augusto Carlos Bauman e continuar reto até a Rua Damásio Pinto e Nova Radial.
ALTERNATIVA
Para quem quiser ir de carro até o Hospital Planalto também terá de buscar um caminho alternativo, já que não será possível subir a Augusto Carlos Bauman. Uma delas é seguir pela Nova Radial, entrar à direita na Avenida David Domingues Ferreira, que é paralela à Nova Radial e continuar em frente. Quando chegar à Rua Antonio Moura Andrade, o motorista vai virar à direita e seguirá reto até o hospital.
Boa tarde!
Também fiquei surpreso quando recebi uma multa porque fui na Drogaria São Paulo comprar remédios e estacionei no estacionamento da farmácia. Pra que estacionamento se não é possível circular de carro no local que é considerado emergência.
Jurandir
Boa noite .
Ficou estranho e complicado esta situação da Rua Carlos Augusto Baumann, no sentido bairro com faixa exclusiva para ônibus .
Eu que sou um motorista zero pontuação subi a Rua hoje 08/11/2016 pra ir até a Drogaria São Paulo que fica enfrente o Extra, só que achei estranho que após subir me deparei com placas sobre a transição para ônibus . O incrível é que persistindo nesta faixa exclusiva como fica os carros de passeios para entrarem e sairem dos estabelecimentos comerciais na mesma Carlos Baumann ? Pois, há a faixa continua e cruza-la também é infração, ficou confuso e desproporcional, eu como gosto de tudo correto “não irei mais no comércio naquela Rua, pois fica estranho e ilegal com a faixa exclusiva em todo trajeto sentido bairro, e como odeio infrações agora vou procurar ir em outros locais, a engenharia da CET e SPTRANS tinha que rever isto !
Bom dia!
Concordo plenamente com você João Marcos, mesmo porque acredito que naquele trecho não existe necessidade de faixa exclusiva de ônibus. Fiquei assustada quando recebi duas multas deste local, na minha opinião o que foi feito ali é desnecessário, uma vez que como citou o Sr. João existem comércios ali e também hospital, e ficou muito incoerente.