A Galeria Nacional, espaço de objetos que transita entre arte e design, recebe, a partir de 1º de outubro, a exposição dedicada ao design peruano. A ideia da curadora Mariana Magtaz é mostrar a contemporaneidade do país, que vai além dos artesanatos e de Machu Pichu.
CONVIDADOS
Alvaro Chang Say, Artiluksic, Arturo Claudett, Lorena Pestana, Vacide Erda, Rafael Lanfranco e Shila Alvarado são os designers convidados que usaram suas referências culturais como fonte de inspiração para suas criações. “Selecionei designers de vários segmentos para passar uma visão panorâmica do que é hoje o Peru moderno, um país onde as lendas e tradições coabitam com o inovador”, explica a curadora da exposição.
CRÍTICA SOCIAL
A designer gráfica Shila Alvarado, por exemplo, uma vez cansada de ver modelos loiras que não representavam as mulheres peruanas, traz uma crítica social divertida com as pin ups que seguem a estética latino-americana. O designer Rafael Lanfranco participa da exposição com seus famosos toys art “Wakos” inspirados nas cerâmicas pré-colombianas da cultura Inca. Alvaro Chang-Say, designer de mobiliário, apresenta peças que buscam integrar o design contemporâneo com seus valores culturais enraizados na memória coletiva de seu País. São acessórios, móveis e luminárias que compõem a exposição.
SERVIÇO
“Exposição de designers peruanos”. De 1º a 19 de outubro na Galeria Nacional (Rua Barão de Capanema, 208, Jardins). Funcionamento: das 10 às 19 horas, de segunda-feira à sexta-feira, e das 12 às 18 horas, aos sábados. Mais informações no telefone: 3063-5731.