Os moradores da Comunidade da Paz, em Itaquera, se reuniram no dia 4 de setembro com representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), da SPCopa e da subprefeitura para conversar sobre o processo de desocupação da área que, em breve, fará parte do Parque Linear Rio Verde.
De acordo com o diretor da regional Leste (Habi-Leste) da Sehab, Felinto Fonseca da Cunha, a secretaria promoveu, em 11 de setembro, o cadastro dos moradores, quando foram registrados os dados das famílias.
Segundo o diretor da Habi-Leste, o objetivo é diagnosticar a atual situação de todos os moradores da comunidade. Na ocasião, também foi comunicado que no dia 23 de outubro, às 10 horas, será divulgada a proposta de realocação das famílias.
“E ninguém ficará de fora”, adiantou. As remoções serão baseadas no reassentamento direto em unidades definitivas e localizadas dentro do perímetro de Itaquera, compreendidas num raio de 3km. As unidades habitacionais deverão estar situadas próximas a equipamentos públicos, como transporte, escola e creche, por exemplo.
INVASÕES
O diretor da Habi-Leste informou ainda que as recentes invasões ocorridas na região em cerca de 2 mil apartamentos que já estavam prontos adiaram a entrega que estava prevista para agosto. “No entanto, a Gestão de Obras da Caixa Econômica Federal já solicitou a reintegração de posse dos imóveis que, após a desocupação, deverão ser devidamente reformados e entregues às famílias cadastradas”.