É certo que o trânsito da Zona Leste sofrerá um grande impacto a partir da entrega de novas construções que estão sendo concluídas e de outras com espaço já reservado, principalmente em ruas e avenidas do Tatuapé. Mesmo assim, parece não haver um planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para resolver questões futuras.
MIL LUGARES
Pelo menos dois exemplos claros começam a preocupar os motoristas desde já. Um deles é o templo da igreja Assembleia de Deus que está quase pronto na Avenida Radial Leste, esquina com a Rua Dr. Fomm, no Belém. O futuro edifício, de 46 metros de altura, terá capacidade para dez mil lugares, três pavimentos de garagem, com capacidade para, em média, 1.000 veículos.
MIL VAGAS
O outro edifício, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás, é o Templo de Salomão, da igreja Universal do Reino de Deus. Implantado em um terreno de aproximadamente 28 mil m², o complexo, que tem quase 74 mil m² de área construída, pode abrigar confortavelmente um pouco mais de 10 mil pessoas sentadas. No prédio frontal, dotado de 11 pavimentos, haverá dois subsolos, que comportarão aproximadamente 1,2 mil vagas de estacionamento. O complexo contará, ainda, com escolas bíblicas com capacidade para comportar aproximadamente 1,3 mil crianças, estúdios de tevê e rádio, auditório, além de hospedagem para os pastores.
BOLIVIANOS
A alguns metros de lá, na Avenida Celso Garcia, 546, existe outra igreja Assembleia de Deus, tão imponente quanto à da Radial, mas que já funciona há pelo menos quatro anos e causa grandes transtornos no trânsito do entorno. Não bastasse a igreja, na Rua Coimbra, paralela à Celso Garcia, bolivianos praticamente fecham a via para sua feira semanal, todos os sábados. Além do comércio de roupas, objetos e comidas típicas, eles oferecem corte de cabelo e serviço de teleconferência.
ENDEREÇOS
De volta ao Tatuapé, novos empreendimentos serão entregues no começo de 2014 e outros já foram lançados ou serão ainda este ano. Tanto na própria Celso Garcia como em outras ruas. Todos irão gerar o aumento do fluxo de automóveis no bairro, bem como em regiões próximas.
SEM RESPOSTA
O mesmo irá acontecer com os futuros templos religiosos, visto que deverão receber milhares de carros. Diante do quadro não muito distante que se forma para o trânsito e aos motoristas, esta Gazeta entrou em contato com a CET e citou a chegada das igrejas e dos novos prédios, como exemplo, para um possível planejamento do tráfego. Contudo, até o fechamento desta edição, a Companhia não se pronunciou a respeito.