Por causa das obras do Monotrilho, que inicialmente seriam uma extensão da Linha 2 – Verde e agora fazem parte do projeto para a implantação da Linha 15 – Prata, os moradores da região não estão mais usufruindo do serviço de transporte coletivo disponibilizado pelo extinto Terminal Vila Prudente, localizado entre as ruas Trocari, Ibitirama e Avenida Paes de Barros.
Mesmo após três meses da desocupação do local, em 23 de março, muitos usuários continuam sem saber aonde podem pegar os itinerários. A linha 3160-10 – Terminal Parque Dom Pedro / Terminal Vila Prudente é a única que ainda está no mesmo local, porém, seu ponto inicial foi alterado para a Rua Ibitirama, altura do número 72.
A São Paulo Transportes (Sptrans) informou que futuramente haverá a construção de um novo terminal na região, mas que está sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
ENTENDA O PROJETO
Depois da conclusão do primeiro trecho do Expresso Tiradentes, que surgiu após a revisão do projeto Fura Fila, em 2005, a Prefeitura formulou um plano para que o Estado implantasse um Monotrilho, devido à grande demanda de passageiros que não conseguiam ser atendidos pelo Expresso. Em setembro de 2012, o ex-presidente do Metrô, Peter Walker, anunciou a denominação da Linha 15 – Prata, de forma independente a Linha 2 – Verde, para a inauguração do novo trajeto de transportes.
A inauguração do trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório (2,9 km de extensão), estava prevista para o final desse ano, mas o Metrô anunciou que será adiada para o primeiro semestre de 2014. Essa será a 7ª linha do Metropolitano, com 24,6 km de extensão e 17 estações que serão implementadas até 2016. As estações que farão parte da nova Linha são: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriça, Jacu Pêssego, Erico Semmer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
Há um mês, a reportagem entra em contato com a assessoria de imprensa do Metrô para obter informações sobre o novo terminal de ônibus, mas até o fechamento dessa edição, a instituição não prestou esclarecimentos sobre as obras.