Na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Tatuapé, realizada no Colégio Amorim, na Rua Cantagalo, 339, na segunda-feira, 17, o capitão Ricardo Alexandre Marins de Paula, comandante da 1ª Cia. do 8º Batalhão da PM, falou sobre os dados da Secretaria da Segurança Pública. Segundo ele, os índices de furtos de carros ainda são altos no bairro, porém, seu objetivo é fazer com que esses números baixem.
FURTOS EM GERAL
Apesar disso, o capitão Marins fez questão de destacar o fato de que, se comparados os números de maio de 2012 e maio de 2013, a incidência de furtos no geral teve 41 registros a menos. Com relação aos roubos, dessa mesma categoria, foram menos 37 boletins de ocorrência. Para os casos de estupro, latrocínio e roubo a banco, não houve registros.
Para Marins, a produtividade da PM tem melhorado ao divulgar que, em maio, 3.392 pessoas foram abordadas e 417 motos averiguadas, sendo duas apreendidas. A PM registrou 210 boletins de ocorrência e a Polícia Civil 89. Foram efetuadas duas capturas e uma arma foi apreendida.
OPORTUNISMO
Também presente à reunião, o comandante interino do 8º Batalhão da PM, major Leônidas Baier, disse que tem acompanhado o trabalho da 1ª Cia. e ela tem combatido os crimes usando a inteligência. Ele admitiu que o furto de veículos é o delito mais preocupante na região. Contudo, o major Leônidas também lembrou do fato dos motoristas muitas vezes facilitarem a vida dos ladrões oportunistas, ao estacionarem seus carros na rua. “Apesar de comandarmos ações direcionadas, os criminosos despistam e mudam de rua”, avisou.
ESTUPRADOR
Com relação aos crimes cometidos com violência, o comandante interino revelou que esses estão sendo combatidos com mais veemência. Tanto é que, no mesmo dia da reunião, a polícia havia prendido um suspeito de ser estuprador. Segundo Leônidas, o homem, casado e funcionário público, agia dissimuladamente. Demonstrando interesse em ajudar, conseguia atrair as vítimas.
DELEGADO TITULAR
Já o delegado titular do 30º DP, João Gilberto Pacífico, ressaltou o fato da população estar sofrendo com crimes em todas as regiões da cidade. E quanto a isso, ele indicou que as polícias Civil e Militar estão atentas. “Inclusive, sempre realizamos reuniões no comando da PM com o objetivo de melhorar a segurança pública. Além desses encontros, recebemos informações da comunidade levadas pelo Conseg”, completou Pacífico.