Na última sexta-feira, 15, a assessoria da construtora Odebrecht, responsável pela Arena Corinthians, revelou que prefere não se pronunciar a respeito da polêmica sobre a paralisação das obras do estádio em Itaquera. A reportagem desta Gazeta também entrou em contato com o SPCopa (Comitê Especial para a Copa do Mundo de 2014), no entanto, até o fechamento desta edição a pasta não encaminhou nota sobre o tema. O caso está ligado ao fato do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ter pedido garantias à empresa para poder liberar o empréstimo direcionado à continuidade das obras. Parte da verba adviria dos incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura.
AVANÇO DAS OBRAS
A assessoria fez questão de ressaltar o avanço de 66,18% nas obras. Atualmente, os trabalhos de construção do estádio concentram-se na montagem das estruturas metálicas do telhado do prédio oeste, após a conclusão dessa fase no lado leste. O super-guindaste, com capacidade de 1.500t, concluiu a colocação das estruturas metálicas do mezanino de aço que dará sustentação à parte central da cobertura metálica oeste, para que os técnicos iniciem a colocação dos 11 módulos da estrutura principal. Também está praticamente pronta a montagem na última laje de concreto do edifício, que cobre o 11º pavimento.
ÁREA DO CAMPO
Em ritmo acelerado, os serviços de escavação da área da implantação do campo na arena, onde será montado o gramado, estão quase no fim, abrindo caminho para o início da montagem das tubulações dos sistemas de drenagem e resfriamento da grama. O ritmo dos serviços de acabamento também se intensificou nas mais diversas áreas internas e externas da arena, como os banheiros, os espaços para lojas, os pisos, as paredes e os camarotes.
A empresa adiantou, também, que a concentração de esforços está voltada à execução das estruturas metálicas das peles de vidro das fachadas oeste e leste e nas instalações internas dos sistemas de ar-condicionado, elétrico, eletrônico e de água e esgoto. Atualmente, trabalham na obra mais de 1.730 profissionais, em três turnos.