Em junho do ano passado a situação da Avenida Celso Garcia, em termos de transporte público e revitalização, estava indefinida. Para o então prefeito Gilberto Kassab, a via deveria receber um ramal do Metrô, a partir de um repasse de verbas do governo federal.
Apesar de existir a vontade do prefeito, a assessoria de imprensa do Metrô revelou que, apesar de não constar no PPA – Plano Plurianual (2011-2015) e nem na rede futura, há o interesse da Prefeitura e do Governo do Estado em desenvolver estudos para a linha. Na época foi divulgado o ‘Projeto Diretriz’, que apontava um traçado hipotético entre o bairro do Pari, no Centro, e São Miguel Paulista.
RECURSOS
Já a São Paulo Transporte (SPTrans) havia confirmado a vontade de Kassab e, segundo ela, tinha encaminhado à União uma solicitação, por meio de emenda da bancada parlamentar paulista, para a liberação de recursos para a viabilização de uma linha de metrô na região da Avenida Celso Garcia. Para a SPTrans, se trataria da linha 23 – Preta e atenderia o corredor da avenida.
RADIAL ESTENDIDA
Oito meses depois, discute-se a possibilidade da criação de um corredor de ônibus defendido pelo atual prefeito Fernando Haddad. Para ele, o trabalhador que morar no Itaim Paulista será beneficiado pelo transporte coletivo que o levará até o centro da cidade. Haddad revelou que o trecho da Avenida São Miguel está mais estruturado e, com relação à Celso Garcia, a avenida deverá ser alargada em alguns pontos e as estações serão subterrâneas, para evitar cruzamentos. Em paralelo, o prefeito também quer a Radial Leste servindo como um outro corredor para o Centro para desafogar os trens e metrôs.
Enquanto os planos não viram realidade, os passageiros seguem como reféns de um transporte preso a congestionamentos, com poucas linhas em vários itinerários e ônibus sem manutenção. Sem contar o desrespeito por parte de alguns motoristas, que dirigem em alta velocidade e desobedecem regras de trânsito.

